crossorigin="anonymous">
Significado de Dantesco [Figurado] De um horror grandioso; pavoroso, diabólico, medonho: espetáculo dantesco. Etimologia (origem da palavra dantesco).
Se você fizer a luz do Sol incidir sobre um CD, irá “partir” a luz do Sol, formando o seu espectro de cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se misturarmos estas cores, obtemos o branco. O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra.
A luz é um movimento ondulatório que possui frequências muito altas (cerca de 1014 hertz) e cada cor que compõe a luz branca possui uma frequência diferente.
Arco-íris dos comprimentos de onda. O Sol emite uma pluralidade de ondas eletromagnéticas, de ultravioleta distante (FUV) como raios gama (maior frequência) às ondas de rádio (frequências mais baixas), por meio os raios-X, raios ultravioletas, luz visível, raios infravermelhos, micro-ondas.
Em termos de comprimentos de onda, a radiação solar ocupa a faixa espectral de 100 nm a 3 000 nm (3 μm), tendo uma máxima densidade espectral em torno dos 550 nm, comprimento de onda que corresponde sensivelmente à luz verde-amarelada.
O Sol é a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera. O Sol emite energia em forma de radiação eletromagnética, da qual uma parte é interceptada pelo sistema Terra-atmosfera e convertida em outras formas de energia como, por exemplo, calor e energia cinética da circulação atmosférica.
Anualmente, a radiação solar fornece para a atmosfera terrestre aproximadamente 1,5 x 1018 kWh de energia. Essa, além de suportar a maioria das cadeias tróficas, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e também pelas características climáticas do planeta.
O sol emite alguns tipos de radiação, cada qual com um efeito diferente sobre a pele: Radiação infravermelha: responsável pela produção de calor. Luz visível: toda a luz que enxergamos a olho nu. ... Radiação ultravioleta B: não atinge a superfície terrestre.
O sol emite outras radiações que não são visíveis aos olhos. A luz visível é uma pequena porção ou faixa de radiação, limitada de um lado pelos infravermelhos (que proporcionam o calor) e do outro pelos ultravioletas (que proporcionam o bronzeado).
Para medir a radiação, ele se baseia na diferença entre a temperatura de uma superfície branca e a temperatura de uma superfície preta. Essa diferença de temperatura entre as superfícies permite que o equipamento faça a medição da incidência solar por meio do potencial gerado num componente chamado termopilha.
Analisando a orientação do sol na arquitetura