Restos de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, cascas de ovo e até sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) podem ir na composteira. De quebra você ainda pode aproveitar e compostar materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, papel toalha e palitos de fósforo.
– mantido em lixeira branca para lixo biológico. Deve ser fechado quando do atingir 2/3 do volume (até marcação). O saco deve ser lacrado e identificado com nome do laboratório, responsável e data.
O descarte inadequado de resíduos infectantes gera riscos ocupacionais e ambientais e representa a principal causa de acidentes com material biológico. ... O descarte de luvas contaminadas foi feito em saco para resíduos comum, tanto pelos graduandos de enfermagem quanto pelos de medicina.
O descarte de materiais perfurocortantes (agulhas, seringas, tubos quebrados, tubos contendo material biológico) deve ser realizado em recipientes de paredes rígidas com tampa (por exemplo, latas de leite em pó) e sinalizado como “INFECTANTE”, ou em caixas coletoras próprias para o material infectante.
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.
Os resíduos biológicos estão subdivididos em grupos: A1, A2, A3, A4 e A5. ... O tratamento dado a estes resíduos é a esterilização por autoclave. O HU possuí uma autoclave para tratar esses resíduos e, após o tratamento, quando descaracterizados são encaminhados como resíduos comum para o aterro sanitário.