Por meio do campo “Serviços Eletrônicos”, o cidadão verifica a data da emissão do documento e o número do Aviso de Remessa (AR) emitido pelos Correios, dados que permitem rastrear a entrega do documento no site dos Correios: www.correios.com.br.
Em primeiro lugar, o candidato deve ter 18 anos completos, saber ler e escrever, possuir RG e CPF. Depois disso ele deve procurar um Centro de Formação de Condutores, credenciado pelo Detran, para dar entrada no processo, junto ao órgão executivo de trânsito do seu Estado.
Emissão e entrega do documento Receba o documento em seu endereço de residência cadastrado no Detran. SP (confirme aqui) em até sete dias úteis. Clique aqui para verificar se a 2ª via da CNH já foi emitida e enviada pelos Correios. Se no prazo informado você não recebeu seu documento, clique aqui.
Quem tem e-CPF deve fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran: portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Na página de serviços, no menu “Usuário” clique em “Cadastro”. Feito isso, será enviado um e-mail para ativação. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha.
15 dias
É o processo de emissão da Permissão para Dirigir (PPD), para que um motorista possa conduzir veículo automotor e elétrico dentro do território nacional. A PPD tem validade de 12 meses.
Se a mensagem apresentada for “Sua CNH já foi emitida pelo Detran....Minha CNH já foi emitida? (retirada na Unidade)
Para verificar a situação da solicitação, o motorista poderá consultar o serviço online “Acompanhamento do processo de renovação simplificada da CNH”.
Depois de aprovado nos exames médicos, psicotécnico, de legislação e de rua, o recém-formado condutor recebe a Permissão para Dirigir Veículos Automotores (PPD). O documento tem validade de um ano e funciona como um período probatório.
7 pontos