pratos principais
É o gaúcho “meio-termo”, dividido entre ser filho das tradições e cidadão do mundo. Gosta das manifestações culturais gaúchas, através da música e literatura, mas, também adora conhecer outras culturas e sairia sem problemas do Rio Grande do Sul para viver em outras terras.
A pilcha é a roupa típica do gaúcho. Antigamente, ela era utilizada para o trabalho no campo, agora é roupa de honra e muito importante nos eventos dos CTGs, os Centros de Tradição Gaúcha. Desavisados podem ficar de fora das cerimônias oficiais se não obedecerem as regras da indumentária.
O Gaúcho em seu traje típico usa. Usa bombacha, que são calções largos apertados acima dos tornozelos por meio de botões, um lenço amarrado ao pescoço, um poncho franjado volteando-lhe o ombro e no cinturão largo de couro com bolsos (guaiaca), guarda dinheiro, armas, etc.
Além da pecuária, a agricultura também encon- trou ambiente favorável no Pampa gaúcho e se desenvolveu, assim como nos países vizinhos.
pilcha
As roupas diárias para as mulheres normais são blusa e saia na altura do tornozelo ou joelho. Também usam uma túnica sem mangas, chamada de huipil e um tipo de xale, chamado de rebozo. A moda masculina cotidiana é camisa, calças, botas, sombrero e uma capa grande, chamada de sarape.
Homens de classes inferiores usavam blusas e calças justas e simples, e as mulheres usavam vestidos simples. ... Os homens mantinham seus cabelos curtos - à época, homens com cabelos normais eram comuns e bem vistos - e usavam calças e roupas simples. As mulheres usavam vestidos longos e simples.
Blusas e vestidos estavam cheios na frente e inchados em uma forma de "peito de pombo" do início do século XX que olhava sobre a cintura estreita, que se inclinava de costas para frente e muitas vezes era acentuada com uma faixa ou cinto. Os decotes foram suportados por coleiras desossadas muito altas.
Assim, em “1957, os vestidos são saco retos e sem cintura sucederam a forma mais ajustada dos tubinhos com cintura alta e, mais tarde, deram origem ao vestido baby-dool (modelo amplo com saia franzida)”. Mesmo assim, em trajes mais casuais o uso de corselet, cintas e ligas ainda permaneciam.
Durante o Paleolítico, através da manipulação de caules e plantas, o homem inventou uma das mais fantásticas descobertas da história: a roupa. ... A manipulação de caules e plantas durante a Idade da Pedra Lascada resultaria em uma descoberta que revolucionaria a humanidade: a roupa.