3 hábitos que você deve mudar para evitar lesões nas articulações
Algumas atitudes podem te ajudar a ficar longe das dores e ter um bom desempenho
De acordo com o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte João Felipe Franca, uma maior chance de lesões depende do tipo de atividade e da irregularidade: “É bem verdade que esportes em geral precisam de mais preparação devido ao maior desgaste físico e ao maior impacto articular.
Seja na prática de esporte de alto rendimento, que vai além dos limites fisiológicos do corpo; seja na atividade física recreacional – corrida, musculação, cross fit –, a sobrecarga de treinos pode causar lesões articulares e, consequentemente, o desgaste precoce das articulações (artrose).
Silvia comenta que o excesso de atividade física pode também provocar dores musculares persistentes por todo o corpo, muito cansaço, anorexia, insônia, aumento da frequência cardíaca de repouso e menor desempenho sexual. Além de causar problemas articulares e ósseos.
Além disso, fazer atividade física de forma exagerada faz mal à saúde e pode resultar em lesões musculares e de articulações, exaustão e fadiga muscular extrema, fazendo com que seja necessário interromper completamente os treinamentos para o corpo se recuperar.
Estudos experimentais sugerem que a prática de atividades de intensidade moderada atua na redução de taxas de mortalidade e de risco de desenvolvimento de doenças degenerativas como as enfermidades cardiovasculares, hipertensão, osteoporose, diabetes, enfermidades respiratórias, dentre outras.
Se você quer um esporte que te dê equilíbrio e paz, por exemplo, o stand up paddle e a yoga podem ser uma opção. Se você é apaixonado pelos jogos de quadra, opte pelo vôlei, basquete ou handebol. Se você gosta de esportes ao ar livre, as dicas são o golfe e o tênis.