Como Est O Imen Hoje?

Como est o Imen hoje

A guerra no Iémen começou há 7 anos, em 2015, mas para percebermos bem as origens deste conflito temos de recuar até 2011. Entre 2010 e 2011, uma onda revolucionária de motins, protestos e rebeliões intitulada “Primavera Árabe” espalhou-se pelas nações árabes, incluindo o Iémen. A revolução iemenita de 2011-2012 começou com protestos contra a corrupção e o desemprego e acabou com a renúncia do presidente autoritário Ali Abdullah Saleh, que liderava o país há 23 anos. O vice-presidente Mansour Hadi foi declarado o novo presidente do Iémen.

Últimas

O conflito no Iêmen, que se estende por sete anos, empurrou cerca de 19 milhões de pessoas para situação de insegurança alimentar aguda. De acordo com dados das agências da ONU, mais de 23 milhões de iemenitas enfrentam fome, doenças e outros riscos que ameaçam a vida. O número é 13% maior em relação a 2021.

Segundo suas estimativas, sem injeções rápidas de dinheiro, quase 4 milhões de pessoas não terão mais água potável para beber e 1 milhões de mulheres e meninas podem perder o acesso a serviços de saúde reprodutiva e proteção contra violência de gênero.



              Footer menu

A assistência financeira é a maneira mais efetiva de proteger famílias deslocadas no Iêmen de sofrerem com a fome. Com o auxílio, elas podem comprar comida, pagar o aluguel e o plano de saúde. Monitoramentos do ACNUR mostram que cerca de 97% das famílias internamente deslocadas que são atendidas pela assistência monetária afirmam que usam parte do dinheiro para comprar comida, seguido de pagar o aluguel (73%) e ter acesso a um plano de saúde (71%). A assistência em dinheiro também evita que elas recorram a práticas prejudiciais como casamento ou trabalho infantil, pedir esmolas ou que os pais deixem de comer para dar comida aos filhos.

O ex-presidente Saleh, comprometido a voltar ao poder, aliou-se militarmente aos seus inimigos: os Houthis, que são um grupo de rebeldes xiitas que surgiram no norte do Iémen no início dos anos 2000 e fomentaram o conflito preexistente no país entre os muçulmanos xiitas e sunitas. Em 2014, os Houthis e o ex-Presidente Saleh invadiram a capital do Iémen, Sana, e durante meses o conflito político continuou a escalar até que no dia 25 de março de 2015 uma aliança regional liderada pela Arábia Saudita, pelos Estados Unidos da América e pelos Emirados Árabes Unidos iniciou uma série de ataques aéreos contra os Houthis, com o objetivo de restaurar o governo de Hadi. Estes ataques levaram à declaração oficial de guerra pelo líder dos Houthis, Abdul-Malik al-Houthi.

A Conferência sobre o Iémen, que ocorreu na semana passada, contou com a presença e os apelos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o enviado especial da ONU para o Iémen, Martin Griffiths, e a enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Angelina Jolie.

Audio and Subscription

Ao olhar para o futuro Martin Griffiths relembra-nos que não podemos deixar que a crises humanitária na Europa ofusquem as crises no Médio Oriente e na África como a crise no Iémen e que não nos podemos esquecer do Iémen.

Em 2021, nosso objetivo é ajudar mais de um milhão de deslocados internos e 44.500 refugiados através de nossa assistência multiuso em dinheiro. Para isso, precisamos de sua ajuda.

Recursos

" title=" Recursos " />

Milhões de iemenitas sofrem com a fome diariamente Para mães como Lubna, todos os dias é uma nova dificuldade – é sempre mais um dia de preocupação sobre como alimentar seus filhos e como mantê-los seguros diante da crescente violência.

Segundo o PMA, cinco milhões de pessoas que correm o risco imediato de cair em condições de fome continuaram a receber a porção completa de alimentos. Mas, a agência alerta que, a menos que novos fundos cheguem, novas reduções serão inevitáveis.

SECRETÁRIO-GERAL

Um terço das escolas estão fechadas. Mais de metade da população não possuí água o suficiente para suprir suas necessidades básicas e a COVID-19 está tornando as coisas ainda mais difíceis. Afinal, com o sistema imunológico das pessoas extremamente debilitado após anos de guerra e privação, o vírus se torna uma ameaça severa. A COVID-19 também exacerbou a queda da economia e da moeda local, que já estava em declínio após os anos de conflito. Agora, estima-se que 80% dos iemenitas vive abaixo da linha da pobreza.

O âmbito desta revolução era tornar o Iémen num país pacífico, estável e próspero, mas teve o efeito contrário, e hoje o país mais pobre da Península Arábica enfrenta uma crise política, humanitária e de desenvolvimento.

Partes em conflito alargam trégua após quatro meses mais calmos, nos últimos sete anos de conflito; enviado especial Hans Grundberg anuncia concordância entre autoridades reconhecidas e forças houthis  para compromisso mais rápido e amplo.

Últimas

Em comunicado, secretário-geral António Guterres diz que primeiro acordo, adotado em 2 de abril, produziu “benefícios tangíveis” para a população como aumento no fornecimento de combustíveis e retomada de voos internacionais da capital.

As Nações Unidas informaram que embarcação Nautica deixou o porto de Zhoushan, na China, para tentar remover o combustível armazenado no super cargueiro FSO Safer, atracado na costa do Iêmen, no Mar Vermelho, desde 1988.

Onde fica o país Iêmen?

Ásia A República do Iêmen (al-Jumhūriyyah al-Yamaniyyah em árabe) é um país independente localizado a oeste da Ásia, cuja capital é Sana'a. Sua área total é de cerca de 536.869 km², um pouco menor que o estado de Minas Gerais.

Onde se localiza o país Bahrein?

Ásia Bahrein/Continente

Qual a língua falada no Iêmen?

Árabe Iêmen/Idiomas oficiais

Como é viver em conflito?

As pessoas viciadas em conflitos são especialistas em espalhar rumores, criticar, empregar comportamentos de dominação, de humilhação, de ofensa contínua. Resistência inexistente à frustração e busca pela culpa. O viciado em conflito não tolera que algo não saia ou não seja como ele ou ela espera.

Qual a densidade demográfica de Bahrein?

1.189,5 hab./km² O Bahrein possuí uma população de 1,4 milhão de habitantes e uma densidade demográfica de 1.189,5 hab./km², sendo o sétimo (7°) país mais densamente povoado.

Porque o Iêmen é considerado um país estratégico?

Por conta de sua localização, é um país de grande importância estratégica, pois está situado em uma importante rota comercial de petróleo, de modo que os navios petroleiros da região precisam passar por ele. Além disso, é vizinho dos principais produtores de petróleo do oriente médio: Arábia Saudita, Oman e Irã.

Quem gosta de conflito e?

As pessoas viciadas em conflitos são especialistas em espalhar rumores, criticar, empregar comportamentos de dominação, de humilhação, de ofensa contínua. Resistência inexistente à frustração e busca pela culpa. O viciado em conflito não tolera que algo não saia ou não seja como ele ou ela espera.

Porque as pessoas vivem em conflito?

4 – Respeite as diferenças Os conflitos surgem principalmente porque as pessoas possuem opiniões divergentes sobre determinadas situações. Seja empático, ponha-se no lugar do outro e tente, de verdade, entender sua linha de raciocínio. Assim, fica mais fácil respeitar o outro e não perder a cabeça.