Num fluxo laminar as linhas de corrente não se cruzam, tal como descrito pela figura. No regime laminar o fluido se move em camadas sem que haja mistura de camadas e variação de velocidade. As partículas movem-se de forma ordenada, mantendo sempre a mesma posição relativa.
FLUXO TURBULENTO Causado por intensidade de fluxo muito elevada, obstruções no vaso, passagem do sangue por ângulos estreitos ou superfícies ásperas. É um fluxo desordenado, que aumenta muito a resistência do vaso ao fluxo.
Pode-se definir fluido como uma substância que se deforma continuamente, isto é, escoa, sob ação de uma força tangencial por menor que ele seja. contém possuindo volume definido e, é praticamente, incompressível.
A viscosidade dinâmica η (η= "Eta") é uma medida para a tenacidade ou viscosidade de um fluido (Fluido: substância líquida, fluente). Quanto maior for a viscosidade, mais espesso (menos fluente) será o fluido; quanto menor for a viscosidade, mais fluente (fluidez) será o fluido.
No óleo mineral ela varia inversamente com a temperatura, ou seja, a medida que a temperatura aumenta a viscosidade diminui. Por esse motivo um dos fatores que interfere na seleção do fluido é a faixa de temperatura de trabalho do sistema hidráulico.
A viscosidade cinética dos líquidos diminui com a temperatura. A viscosidade cinética dos gases aumenta com a temperatura.
Portanto, a viscosidade dinâmica é a propriedade do fluido que associa a tensão de cisalhamento com o movimento do fluido. ... De uma maneira geral, a viscosidade dos líquidos diminui com o aumento da temperatura e a dos gases aumenta.