Para esterilizar os seus potes de vidro basta encher uma panela grande com bastante água, colocá-los dela com a boca virada para baixo (e sem tampa) e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue o fogo. Mas, cuidado!
Leve o vidro ao fogo, em uma panela cheia de água, que cubra a tampa por um dedo. Ferva por 40 minutos. Retire o vidro da água quente com cuidado e deixe esfriar totalmente em temperatura ambiente. Quando a conserva estiver totalmente fria, estará pronta para ser guardada por meses até que seja aberta.
“Exceto nesses casos, a conserva é o aperitivo perfeito. Afinal, trata-se de verdura”, afirma a doutora María José Crispín, nutricionista da Clínica Menorca. Salgados e crocantes, eles fornecem um prazer que satisfaz qualquer vontade (3 pepinos em conserva: 24 calorias).
O consumo de alimentos em conserva pode não ser a melhor opção, mas isso não quer dizer que você deva excluir permanentemente essa forma de comida do seu dia a dia. Moderação é a palavra-chave para um estilo de vida mais saudável. Além disso, quem não vive sem a conserva pode investir na fabricação própria.
"Depois de abrir a conserva, mantenha o vidro na geladeira, e consuma em até 2 semanas. Tento todo cuidado com a higiene. Lave sempre as mãos antes de manipular os alimentos", ressalta Anete. As conservas de legumes podem durar de 5 a 6 meses fora da geladeira, com o vidro totalmente vedado.
Um dos sinais mais comuns é um selamento violado ou uma tampa inchada. Isso significa o crescimento de fermentação e bactérias. Vestígios de alimento seco no vidro, bolhas de ar, crescimento de mofo ou odores e cores desagradáveis são todos indícios de que o conteúdo do pote passou de sua validade.
A maionese muda de cor quando se estraga, tornando-se mais amarelada à medida que tempo passa. Quando ela mudar de cor, não se arrisque – jogue-a fora e gaste um pouco mais de dinheiro com outro frasco novo. O cheiro também será notável e tem sido descrito como ácido.
De um modo geral, recomenda-se consumir pimentas conservadas em no máximo 1 ano. Já as conservadas em azeite devem ser consumidas o mais rápido possível não excedendo 3 meses.
30 dias
D – Coloque as pimentas em uma panela e adicione a seguinte mistura: 750 ml de vinagre (fermentado de álcool ou outro à sua escolha), 250 ml de água, 2 colheres de chá de sal e 2 colheres de sobremesa de açúcar.
Dicas de Conservação Melhor optar por usar azeite de oliva extravirgem, devido ao seu PH, que contribui para manter melhor a conserva. ... O uso do vinagre na conserva torna as pimentas menos ardidas. Adicione uma colher de açúcar orgânico no vidro de conserva das pimentas para evitar o bolor.
Todo dia é bom abrir um pouco o pote, com cuidado para não voar pimenta por todo canto, para tirar esse ar. Com airlock não precisa, é só deixar lá fermentando. Depois de alguns dias a pimenta já fermentou e ela para de soltar bolhas e de “subir” no pote. Daí você pode coar ou guardar em potes menores na geladeira.
Se for necessário o uso de algum tipo de molho que se utilize de tomate (esse não é o caso), pode-se usar como conservante, além do próprio sal e ácido presentes, sorbato de potássio em quantidades determinadas na legislação da Anvisa.
David Tran
O leite puro tem uma concentração de caseína grande, e é excelente para casos em que a pimenta é muito ardida naturalmente, como é o caso da pimenta caiena. Se você morder um pedaço do fruto puro, ou comer uma grande quantidade de molho muito ardente, tome imediatamente um copo de leite para aliviar o desconforto.
Tabela de Comparação dos Melhores Molhos de Pimenta