Lutava com feras para defender o rebanho (1 Sm . Assim, tanto Moisés como Davi aprenderam a cuidar do povo de Deus ao cuidar das ovelhas. Cedo, Israel reconheceu que, assim como os pastores protegiam e alimentavam seus rebanhos, também o seu Deus cuidava dele.
O Pastor de ovelhas era a mais antiga de todas as vocações campesinas em Israel nos tempos bíblicos. Isso incluía a de criador de ovelhas ou gado. Muito antes de se estabelecerem como fazendeiros, o Povo Escolhido vagara de lugar em lugar, vivendo em tendas e levando seus animais de um pasto para outro.
A história de Caim e Abel é narrada no livro de Gênesis. Este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade. Abel era pastor de ovelhas e Caim, lavrador.
Os pastores, certamente, esperavam vender seus animais a um preço satisfatório. Eram homens rudes, mas, como todos os camponeses, de todos os lugares, eram também habilidosos e inteligentes. Os pastores tinham uma vida difícil e solitária. Durante nove ou dez meses os pastores ficavam ao relento com os seus rebanhos.
A Anunciação aos pastores é um episódio da Natividade de Jesus descrito no Evangelho de Lucas, no qual anjos anunciam aos pastores sobre o nascimento de Jesus.
Belém
Sim, Jeová tomou a vida de seu Filho, do céu, e a pôs dentro de Maria. Logo começou a crescer nela um bebê, assim como os outros bebês crescem dentro da mãe. Mas este bebê era o Filho de Deus. Assim, Jesus nasceu ali, em Belém, num estábulo.
Isso ocorreu quando ela estava noiva de José e aguardava o rito do casamento, que tornaria a união formal. Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu. De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.
Crucificação de Jesus Cristo: A morte e ressurreição de Jesus foi um dos fatos mais importantes para os primeiros anos do cristianismo.
O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.
"Tanto Lucas quanto Mateus relatam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C. (antes de Cristo)", diz. Segundo a tradição cristã, Maria teria dado à luz em Belém.