Alguns pontos importantes que devem constar nesse documento são:
Tratamento de Não Conformidade: Definindo Desvio e Processos. No âmbito dos sistemas de gestão é muito importante que as organizações adotem um Tratamento de Não Conformidade: identifiquem desvios e não conformidades, tomando as ações pertinentes para corrigir os problemas e evitar sua recorrência.
Conformidade é o ato de combinar atitudes, crenças e comportamentos para agrupar normas. ... Nos Sistemas da Qualidade, a conformidade se traduz pelo atendimento às especificações do produto ou processo, avaliada por meio de medições, testes ou auditorias.
Para garantir a qualidade esperada nos processos e produtos de sua empresa, existe uma ferramenta de controle da Gestão da Qualidade chamada “Registro de Não Conformidade”, ou RNC. ... O RNC (Registro de Não Conformidade) é um checklist, uma lista de verificação que é definida pelos gestores.
Registro de Não Conformidade (RNC) - preenchimento
Principais Não conformidades – PBQP-H
Como elaborar um relatório de auditoria interna?
Quais são os tipos de inventário de estoque?
As não conformidades maiores são quando um requisito inteiro da norma não foi atendido. É quando o “problema” está relacionada a algo mais grave. Em geral, são erros sistêmicos no sistema de gestão de qualidade. ... A sua empresa não realizou a análise crítica pela administração, embora este seja um requisito da norma.
Ação Corretiva, tratando a causa! A ação tomada então após a identificação da causa raiz é a Ação Corretiva. Esta tem o objetivo de eliminar a causa de uma não conformidade, evitando a sua repetição.
Ação Imediata: enviar o produto correto para o cliente. Ação Corretiva: trocar a peça defeituosa da máquina que colore o produto. Ação Preventiva: manutenção e monitoramento de todas a máquinas da fábrica.
Ações corretivas são medidas tomadas para eliminar a(s) causa(s)-raiz de não-conformidades, acidentes ou incidentes identificados, a fim de prevenir sua repetição.
Ação Corretiva (CA) é uma extensão da Análise de Causa Raiz (RCA) . O primeiro objetivo da CA é encontrar a causa raiz, o evento base ou o erro que precedeu o problema. O segundo objetivo é tomar medidas direcionadas à causa raiz ou erro. A ação preventiva (PA) é semelhante às lições aprendidas.
Em poucas palavras, uma correção é uma ação imediata tomada para corrigir um problema identificado durante uma auditoria ou enquanto o monitoramento e a ação corretiva trabalham para resolver a causa principal do problema. A ação preventiva é tomada para evitar um problema de segurança de alimentos no futuro.
Definindo de forma simples, as ações preventivas são medidas tomadas para que um problema hipotético nunca aconteça. Ou seja, as ações são tomadas sobre falhas ou desafios que ainda não ocorreram e podem diminuir custos desnecessários com perdas de produção e de tempo.
Ação implementada para eliminar as causas (potenciais) de uma possível não-conformidade, a fim de prevenir sua ocorrência.
As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não-conformidades detectadas. Um procedimento documentado deve ser estabelecido definindo os requisitos para: Análise Crítica de não conformidades (incluindo reclamações de clientes), ... Análise crítica da eficácia da ação corretiva executada.
Ação de contenção Ação para conter o problema e não permitir que ele cresça.
Ação de contenção: ação para conter o problema e não permitir que ele cresça. Ação de correção: corrigir de forma imediata a ponto de resolver pontualmente. Segundo a ISO 9000, uma correção pode ser feita antes de uma ação corretiva e também pode significar um retrabalho ou reclassificação.
Os documentos da qualidade obtêm informações que monitora todo o processo de fabricação, bem como a forma que deve ser executada cada operação. Os padrões de qualidade, os planos de controle, as especificações de engenharia, as instruções de trabalho são exemplos de documentos da qualidade.