a altura do captor (informado no Cadastro de peças, dado Altura); a altura de lançamento do captor em relação ao pavimento; a soma das alturas dos pavimentos abaixo do captor analisado (exceto a altura do próprio pavimento do captor) à área de exposição (distância do captor até a posição da área);
Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga ...
A medida de proteção para este fenômeno recebe o nome de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). ... O objetivo da NBR 5419 é evitar e minimizar incêndios, explosões, danos materiais e risco de morte de pessoas e animais pelos efeitos das descargas elétricas.
Tipos de Para Raios para cada Subsistema
Quando existir SPDA na edificação deve ser instalado DPS classe I, para efeitos diretos e DPS classe II para efeitos indiretos. Porém, quando existem equipamentos muito sensíveis na instalação, é aconselhado instalar um DPS classe III naquela determinada tomada.
Para especificar um DPS deve-se inciar pela classe do DPS, I,II ou III. Isso depende do tipo de edifício que estamos trabalhando e se há ou não SPDA instalado. Após isso, se escolhe a tensão do DPS, não confundir com a tensao da rede. É necessário informar se a corrente do DPS é nominal ou máxima.
O DPS é dividido em três classes, porém o princípio de funcionamento é o mesmo. Ele atua na mudança da impedância interna, uma vez que, ao aumentar a tensão dos terminais do DPS, a impedância vai diminuir. Com isso, o dispositivo provoca o desvio da corrente do surto elétrico para o aterramento interno.
A sigla DPS é para Dispositivos de Proteção contra Surtos. Esses, por sua vez, são equipamentos que conseguem detectar sobretensões transitórias na rede elétrica. É importante falar desse assunto no campo arquitetônico, pois essa é uma ferramenta mais conhecida apenas no setor elétrico. ...
IDR é o dispositivo que acusa a fuga de corrente e desarma o circuito, seja por uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque. O uso do IDR não dispensa o uso do disjuntor, já que ele não faz a função dos disjuntores.
Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto.