Para que o processo de como contabilizar folha de pagamento seja organizado da maneira correta é necessário se atentar as seguintes informações:
Toda folha de pagamento deve conter o nome e o cargo dos funcionários; valor do salário; frequência; forma e data de pagamento; nome das funcionárias que estão recebendo salário-maternidade, quando for o caso; parcelas integrantes ou não do salários; descontos legais e as quotas do salário-família de cada colaborador.
Você deverá apresentar no Balanço Patrimonial apenas a conta de Salários a Pagar, no grupo do Passivo, já que a conta tem natureza credora. Já a conta Despesa com Salários pertence ao Resultado.
Como contabilizar o Adiantamento a Fornecedores? “Contabilista, não confunda Adiantamento a Fornecedores (direito) com Adiantamento de Fornecedores (obrigação)”. O Adiantamento a Fornecedores é classificado contabilmente no Ativo enquanto o Adiantamento de Fornecedores deve ser classificado no Passivo.
Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.
O adiantamento de cliente ocorre quando a sua empresa recebe um adiantamento do cliente por conta do fornecimento futuro de bens e serviços, antes da entrega do produto ou serviço solicitado pelo cliente e da geração da nota fiscal.
Adiantamento a fornecedor é o pagamento feito antecipadamente pela empresa, a seus fornecedores, na aquisição de mercadorias, insumos e bens. Adiantamento a fornecedor é o pagamento feito antecipadamente pela empresa, a seus fornecedores, na aquisição de mercadorias, insumos e bens.
Importante salientar que a conta Clientes deve ser apresentada no Balanço já deduzido da Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosas (PCLD). A PCLD é quando uma empresa efetua vendas a prazo e está passiva de receber ou não. Em muitos segmentos é dado como certo um determinado índice de inadimplência.