O passo a passo para meditar consiste em:
Conclui-se que a experiência subjetiva da meditação se reflete de diversas formas, com predominância de benefícios cognitivos e emocionais, e que esta prática pode constituir uma ferramenta para o desenvolvimento psicológico saudável.
Sua origem é muito antiga, remontando as tradições orientais, especialmente a ioga, mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras. Textos orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação.
Meditação, como foi concebida e é praticada desde os tempos dos mais antigos iogues, é o treinamento sistemático da atenção. Seu objetivo fundamental é desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer a nossa percepção, propiciando paz interior.
A meditação indiana é uma prática eficiente para controlar os pensamentos e aumentar o bem-estar. Ela está ligada, diretamente, ao comando da mente, por meio de uma técnica de respiração e observação de si mesmo.
Leve uma canga ou algo para se sentar. Se preferir deitar, uma boa dica é utilizar também uma almofada de apoio para a cabeça, mantendo-a levemente levantada é muito mais confortável. Se deite, tire os sapatos e relaxe sentindo toda energia que a areia da praia vai lhe transmitir.
5 conselhos para silenciar a mente e ver as coisas de maneira mais positiva
Meditar deitado ou apoiar a cabeça aumenta suas chances de cochilar durante a prática da meditação, fazendo com que você não atinga o estado meditativo. ... Se o seu corpo físico estiver doente, impossibilitando que você fique na posição correta, nesse caso, você poderá meditar deitado.
Feche os olhos, se achar que os estímulos visuais do ambiente podem distrair sua atenção. Também há como meditar deitado — recomendação particularmente válida para quem busca a meditação para dormir. Nesse caso, deite com a barriga para cima, com o corpo esticado. A posição das mãos você escolhe.
Meditar para acalmar a mente é algo que pode ser feito antes de dormir (mas também a qualquer hora do dia) para ajudar a combater a fadiga e a insónia. Sempre que meditar estará a aprender a pôr de lado o stress do dia a dia, e tal como exercitar um músculo vai ficar mais fácil com a prática.