A Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada em 7 de setembro de 1988 com ajuda da Feredação das Academias de Letras no Brasil, onde fui muito bem recebido quando bati para pedir apoio.
A literatura de cordel chegou ao Brasil com nossos colonizadores, instalando-se na Bahia e nos demais estados do Nordeste, onde encontrou um terreno fértil. ... Portanto, surgiu também no Brasil, como literatura oral, característica fundamental da cultura popular.
Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.
A literatura de cordel veio para o Brasil com os portugueses, criando no Nordeste brasileiro essa cultura do cordel, que ainda hoje é tradicional. Por ser uma literatura local, sua existência fortalece o folclore e o imaginário regional, além de incentivar a leitura.
3º) Para imprimir: clique sobre “ARQUIVO” e depois sobre “IMPRIMIR”. No “intervalo de páginas” digite as páginas que serão impressas: 8,1,4,5 (frente). Clique sobre “imprimir”. Após a impressão, vire a folha impressa e coloque-a novamente na impressora.
Para imprimir um folheto: Abra o diálogo de impressão. Isso normalmente pode ser feito por meio de Imprimir no menu ou usando o atalho de teclado Ctrl + P .
Já o Repente é essencialmente oral, apresentando-se nas cantorias, com os cantadores ou violeiros exibindo, além do talento para criar versos, domínio da viola e dotes vocais. Também vem sendo difundido na Internet, em vídeos e em áudio. Não dá sossego à polícia".