Método 1: A velocidade instantânea para t = 2s + D t é igual a; a variação da velocidade é dada por; Consequentemente a aceleração média pode ser obtida fazendo D v/D t, então; A aceleração instantânea pode ser obtida fazendo D t se aproximar de zero, isto é D t » 0.
A velocidade de uma partícula que se move ao longo do eixo x é dada por v(t)=-t³+6t²+2t.
A posição de uma partícula que se move sobre o eixo x é dada por s(t)=t³-6t²+9t.
Derivando a equação proposta:
Arrancada, arranco ou sobre-aceleração, é a taxa de variação da aceleração, ou seja, a derivada da aceleração em função do tempo, a segunda derivada da velocidade, ou a terceira derivada da posição. Dado que a aceleração é uma grandeza vetorial, a arrancada também é.
O peso é a força gravitacional sofrida por um corpo na vizinhança de um planeta ou de outro corpo celeste de massa significativa. Enquanto força, o peso é uma grandeza vetorial. Portanto, apresenta intensidade, direção e sentido.
Assim, o peso caracteriza uma força resultante de atração dos corpos numa determinada interação gravitacional, o qual varia conforme a força de gravidade exercida sobre esse corpo; enquanto que a massa é uma grandeza invariável que designa a quantidade de matéria presente num corpo.