A energia mecânica no ponto B será = m∙g∙h = 2,0×10×4,0 = 80 joules. A diferença entre a energia mecânica no ponto A e a energia mecânica no ponto B é transformada em energia térmica. Sendo assim, Energia térmica = 100 joules – 80 joules = 20 joules.
Forças de atrito e de arrasto são exemplos comuns de forças dissipativas, as quais estão presentes em praticamente todos os sistemas físicos, como máquinas e meios de transporte.
Energia Mecânica
Ainda podemos encontrar energia mecânica na forma potencial quando comprimimos ou distendemos um objeto elástico, como uma mola ou um arco, para lançar uma flecha, por exemplo. Nesses casos, basta soltarmos para haver realização de Trabalho, deslocando uma flecha ou um bloco, por exemplo.
A fórmula da conservação da energia mecânica é tal que a soma da energia cinética com a energia potencial seja igual para quaisquer pontos de um sistema mecânico em que não atuem forças dissipativas.
Ações simples, como ligar um aparelho, passar roupas, cada objeto possui capacidade de movimentação. Não podemos deixar de lembrar que toda energia mecânica pode ser facilmente transformada em qualquer outro tipo, como energia elétrica, energia térmica e energia de movimento, por isso a sua grande abrangência no meio.
Sua formula é a soma entre as energias em um sistema. Além disso, existem vários tipos de energia mecânica, porém existem as três que mais aparecem em vestibulares, sendo eles: cinética, potencial gravitacional e potencial elástica.
Como já falamos, existem três tipos de energia mecânica: a energia cinética, a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica. A primeira delas, a energia cinética, é o resultado da transferência de energia de um sistema que é capaz de movimentar um corpo.
Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.
A energia presente nos corpos dando a eles a capacidade de realizar trabalho é chamada de Energia Potencial. Quando está relacionada aos trabalhos da força peso, a energia armazenada nos corpos é chamada Energia Potencial Gravitacional e quando está associada a uma força elástica é Energia Potencial Elástica.
Todo corpo que se move está dotado de energia cinética, que é uma grandeza escalar medida em joules. Energia cinética é a forma de energia que um corpo qualquer possui em razão de seu movimento, em outras palavras, é a forma de energia associada à velocidade de um corpo.
A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento.
Vamos aprender aqui sobre a energia cinética de rotação, que é usada quando objetos giram e ganham energia. No nosso caso o eixo de rotação está parado, não há movimento de translação, isso é a rotação pura!