Como calcular fgts de forma exata? O cálculo do FGTS segue por base o salário bruto e tempo de trabalho do colaborador, onde são depositados mensalmente 8% do valor bruto em uma conta aberta da Caixa Econômica Federal, pelo empregador, em nome do empregado.
BASE DE CÁLCULO. - A base de cálculo do FGTS é o salário mensal. No caso concreto, recebendo o reclamante quantia mensal equivalente ao mínimo legal, a evolução deste deve ser o parâmetro de cálculo para o recolhimento fundiário e não o valor do último salário.
VEJA COMO CONSULTAR O SALDO DO SEU FGTS
Qual o prazo para sacar FGTS após demissão? Em casos de demissão, a empresa precisa informar a Caixa Econômica Federal sobre a rescisão do seu contrato por meio do canal eletrônico Conectividade Social. Depois que ela faz isso, a instituição financeira irá gerar uma Chave de Identificação para o empregador.
Quando a pessoa entra hoje, ela encontra (a conta) zerada porque o dinheiro saiu da base do fundo de garantia e entrou na base no sistema bancário da Caixa e está liberado”, explicou o executivo. Valter Nunes reforçou que este é um procedimento normal nas operações de saque do FGTS.
A quantia sobre a qual a multa será calculada aparece no campo "valor para fins rescisórios". A reforma trabalhista de 2017 criou a possibilidade da demissão por acordo entre funcionário e patrão. Nessa opção, o trabalhador recebe metade da multa do FGTS, ou seja, 20%, em vez de 40%.
Assim, se o colaborador trabalhou por 18 meses sem tirar férias, é fácil aprender como calcular a multa rescisória das férias. Basta, primeiramente, dividir o salário de R$ 2 mil por 12 (cada mês do ano), sendo: R$ 166,66 por mês.