Pai, tirai do meu coração todo o medo, pois eu creio Senhor, que com tua presença eu serei suficientemente forte para enfrentar estes medos e para superá-los e, assim, então te louvarei e exaltarei o teu nome. Liberta-me Senhor, transforma-me Senhor, encoraja-me Senhor.
Também chamada de Yalorí, Ìyá Orí é uma das denominações de Yemanjá. ... Sua evocação é: "Ìyá orí a pé re!" (Mãe das cabeças, nós pedimos boa sorte!). Protegida por Ìyá Orí: A atriz e cantora Emanuelle Araújo é encantadora como Ìyá Orí.
10 representações de Nossa Senhora ao redor do mundo
Ori, palavra da língua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser).
Adupé = Dupé – Obrigado. Afonja – É uma qualidade de Xangô.
Iorubá ou ioruba (èdè Yorùbá), por vezes referida como yorubá ou yoruba é um idioma da família linguística nígero-congolesa falado secularmente pelos iorubás em diversos países ao sul do Saara, principalmente na Nigéria e por minorias em Benim, Togo e Serra Leoa, dentro de um contínuo cultural-linguístico composto por ...
"Nagôs" ou Anagôs era a designação dada aos negros escravizados e vendidos na antiga Costa dos Escravos e que falavam o iorubá. Os iorubás são um povo do sudoeste da Nigéria, no Benim (antiga República do Daomé) e no Togo. Historicamente, habitavam o Reino de Queto (atual Benim) e o Império de Oió, na África Ocidental.
Muitos iorubas hoje são cristãos ou muçulmanos, mas os aspectos da sua religião tradicional — um criador supremo e quatrocentos deuses (orixás) — ainda sobrevivem. Há muitos livros escritos em ioruba e essa língua é uma das três mais faladas na Nigéria.
Os iorubas cultuam os orixás. ... Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".