INTERRUPTOR SIMPLES Possui dois bornes, sendo que em um borne é conectado o condutor elétrico fase e no outro borne o condutor de retorno: o condutor fase é ligado ao interruptor e os condutores neutro e retorno são ligados à lâmpada.
INTERRUPTOR DE DUAS SEÇÕES É um interruptor duplo, isto é, composto por duas teclas destinadas a comandar duas ou mais lâmpadas separadamente, porém de um mesmo ponto. Geralmente instalado próximo da porta a uma atura média que varia de 1,20m a 1.
O esquema é o mesmo: desencape os dois fios e coloque nos conectores do receptáculo. Como deve ter percebido, neste caso nós temos os dois condutores fase sendo interrompidos pelo interruptor e não temos a chegada no receptáculo do neutro. São as duas fases chegando através de dois retornos.
No caso do circuito 220 V, temos duas fases e portanto utilizamos um interruptor bipolar. Devemos sempre garantir que ao desligar o interruptor, não haja mais tensão no receptáculo (bocal) da lâmpada por questões de segurança. Para conectar a lâmpada, devemos utilizar um receptáculo compatível com o tamanho da lâmpada.
A maneira correta de conectar os cabos em um interruptor bipolar é conectando os cabos das fases nos bornes centrais e saindo com os cabos de retorno dos bornes laterais. No corpo do interruptor tem os desenhos de entrada e saída que são normalmente numerados.
Para montarmos uma tomada 110V, ligamos um fio com fase e o neutro, assim teremos uma fase de 110V, que será a voltagem total; Para uma tomada 220V, ligamos as duas fases de 110V e deixamos o neutro solto.
A fase dá choque e o Neutro não! Repare que não é atoa que nas tomada internamente e externamente aparece escrito o que é cada pino! Tem equipamentos eletrônicos que queimam se você inverter a posição do Fase e do Neutro. É por isso que seguir a NBR14136 e as outras é obrigatório.
Invertendo a polaridade da pilha, o que acontece? ... Ao inverter o pólo da pilha, inverte-se o sentido da corrente elétrica no fio, por isso, a orientação da agulha também se inverte: gira sentido horário, mantendo-se também perpendicular ao fio.
A maneira mais fácil de inverter os polos de um ímã permanente é simplesmente girar fisicamente o ímã em 180 graus.
Retire primeiro o cabo negativo da bateria. Não permita que esse cabo volte a encostar no pólo. Em seguida retire o cabo positivo. Ao colocar a bateria nova, insira primeiro o conector do cabo positivo no pólo positivo da bateria, tomando o cuidado de fixá-lo corretamente.
Reconecte cada cabo à bateria, primeiro o positivo, depois o negativo. Aperte bem as presilhas dos cabos com a chave de uma maneira que os cabos não se soltem com a trepidação do carro.
Comece pelo cabo preto, o negativo, conectaando com o polo negativo (-) de bateria (há uma indicação nela) com a outra, negativo com negativo. Depois, o cabo vermelho deve ser ligado ao polo positivo (+) de cada bateria.
Toda bateria tem um polo positivo e outro negativo, que devem ser ligados corretamente para que a bateria funcione. Mas, calma, é muito fácil reconhecer qual polo é qual, a própria bateria leva o símbolo (+) para o polo positivo e (-) para o negativo.
Com os polos da bateria voltados para você, como na foto, ou melhor descrevendo: “posicionada de frente para você”, verifique onde está o positivo. Se ele estiver a sua direita, a bateria é de pólo à direita (positivo), se ele estiver a esquerda ela é de pólo à esquerda (positivo) ou, no caso, de pólo invertido.
O positivo se refere às cores escuras e o negativo às cores mais claras ou à ausência de cor, cuja prevalência de tonalidade é a do papel do fundo. Utilizada principalmente em cartazes e jornais, devido aos baixos custos, a arte do positivo e negativo é ensinada em muitas escolas de arte.