As tênias são platelmintos popularmente conhecidos por solitárias, pelo fato de que, normalmente, só existe um indivíduo parasitando o organismo das pessoas, causando uma doença conhecida por teníase.
Taenia saginata: é um cestódio causador da teníase. É um cestódeo causador da teníase. O adulto (1) não possui ganchos no escólex (2), apenas ventosas. Possui mais de um metro e meio de comprimento, podendo atingir até doze metros.
A maioria dos pacientes com teníase não apresenta sintomas relevantes. Quando eles surgem, são mais comuns nos casos de Taenia saginata. Dor abdominal, náuseas, diarreia, perda de peso ou prisão de ventre são os sintomas de teníase mais frequentes. As crianças costumam ser mais sintomáticas que os adultos.
Quais são os principais sintomas da teníase?
A transmissão depende de um hospedeiro intermediário antes de chegar ao homem. Pessoas infectadas liberam ovos nas fezes. Ao eclodirem, os ovos liberam larvas que precisam se hospedar em caramujos de água doce. Quando os encontram, se desenvolvem e depois saem dos caramujos para as águas.