Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. ... No brotamento ocorre a formação de pequenos brotos sobre a esponja mãe.
A reprodução sexuada ocorre com a formação de gametas, que são formados pelos coanócitos, e eles são praticamente os espermatozoides das esponjas, que se transferem para outra esponja e fazem uma fecundação externa, que logo depois formará um embrião, que dará origem a uma larva que assim formará uma nova esponja.
Os poríferos não tem sistema nervoso. Dessa forma, um estímulo não será transmitido para outras partes do corpo; Entretanto,isso pode resultar uma reação local com fechamento do ósculo.
As esponjas se alimentação através de filtração, elas possuem micro poros por onde a água passa, filtrando os organismos que nela estão presentes. As esponjas também respiram por filtração, quando a água passa por esses micro poros é feita a oxigenação das células da esponja.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Digestão nos cnidários: é extracelular e intracelular. Inicia-se no interior da cavidade gastrovascular, em que enzimas são liberadas, e depois é completada no interior de células gastrodérmicas, as quais revestem essa cavidade. O que não foi absorvido pelo animal sai para fora do corpo pela boca.
As esponjas se alimentam de pequenas partículas em suspensão na água que circulam ao redor de seu corpo. Especializadas na captura e digestão dos alimentos são as células flageladas.
1.
Os poríferos ou Porífera (do latim porus, poro + phoros, portador de poros) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.
Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais. ... Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas.
Entre os animais que realizam esse tipo de reprodução, a esponja-do-mar se destaca, sendo considerada a “fênix dos mares”, pois consegue regenerar-se rapidamente.
Várias são as hipóteses sobre a origem dos animais. Uma das mais aceitas propõe que eles teriam derivado de protistas flagelados coloniais, dando origem primeiramente à linhagem dos parazoários (sub-reino Parazoa), representada pelos poríferos, e depois à linhagem dos eumetazoários.
O pinacócito é uma célula de revestimento externo das esponjas do mar. Tem a função de ajudar a dar sustentação e proteger o animal. Juntas elas formam uma estrutura chamada pinacoderme. ... Essas células têm a forma de poligonal, achatadas e são justapostas umas as outras.
A simetria simetria dos poríferos é do tipo Radial, entretanto, existem poríferos assimétricos. Geralmente os corpos da esponjas se parecem com tubos.
1.
Com base no trabalho concluiu-se que a esponja cinza apresentou maior eficiência para a filtração de 70% de compressão, com valores satisfatórios para uma porosidade bem elevada.