Para que o setor efetive compras assertivas, a gestão deve:
Receber e organizar os pedidos de compras de diversas áreas da empresa, seja da produção, vendas, manutenção ou para suprimentos. Fazer cotações e orçamentos e submeter àqueles que fizeram os pedidos de compra. Negociar com os fornecedores em busca de melhores preços, prazos de entrega e condições de pagamento.
Como estruturar (ou atualizar) o processo?
Sendo assim, as etapas no processo de compras, são:
É preciso observar se os produtos entregues são os que realmente foram pedidos e se a nota fiscal corresponde à ordem de compra. Além disso, é preciso avaliar se as mercadorias têm qualidade e ter um processo claro de ação se não estiverem de acordo com o prometido.
Registre corretamente as entradas e as saídas. Somente com um rígido controle das entradas e saídas de itens do estoque é possível saber, com mais precisão, aquilo que deve ser comprado. Assim, você consegue manter uma eficiente gestão de compras e estoque.
A escolha do fornecedor mais adequado passa pela análise de alguns pontos principais:
Na prática, o pedido de compra é um documento que formaliza quais foram os produtos, quantidades, preços e condições de prazo e pagamento acordados com o fornecedor.
A solicitação de compras é um documento que dá a autorização ao comprador para executar uma compra. É o documento que deve informar o que se deve comprar e a quantidade. As requisições de compras têm início com o departamento ou a pessoa que será o usuário final do produto/material/serviço.
A requisição de compra é um documento desenvolvido pelo setor de compras e contém campos para que sejam preenchidas todas as características dos itens solicitados. ... Quando o departamento de compras recebe essa requisição, tem início o processo de busca por um fornecedor que possa suprir essa necessidade.
Uma folha de registro de serviços descreve um ou mais itens de linha que você cumpriu em resposta a uma ordem de serviço. As ordens de serviço podem conter linhas para itens de materiais e serviços. Os seguintes tipos de itens de linha são suportados em um pedido de compra de serviços: Material.
Dicas essenciais para uma cotação de preços eficiente
Apresente um orçamento detalhado: Sempre que responder a um pedido, explique por que pede um determinado valor pelo trabalho, que serviços estão incluídos e porque vale o que diz que vale.
Como fazer uma boa cotação de preços na gestão de compras
O que um bom orçamento precisa informar
A solicitação destes orçamentos pode ser feita de modo formal para efeitos de comprovação futura e também para evitar erros em especificações. Tal pedido formal pode ser realizado tanto por carta quanto por e-mail conforme o caso. Para isso, disponibilizamos abaixo um modelo de carta de pedido de orçamento.
Prezados Senhores, Solicito o fornecimento de orçamento dos materiais ( ) / ( )serviços, abaixo relacionados com vistas à formatação de processo de licitação( )/compra direta( ). Todos os preços devem ser calculados com os impostos e frete.
Normalmente, a maior parte das empresas e profissionais recebem o pedido de orçamento e envia da seguinte forma: “Conforme combinado, segue o orçamento solicitado: O preço é R$XX,XX.”
Então, finalize indicando que aguarda uma resposta e se coloque à disposição para maiores esclarecimentos. Exemplo: “Com isso, gostaria de saber se está de acordo com o orçamento. Estou à disposição para sugestões ou quaisquer dúvidas relacionadas ao valor proposto.
8. Escolha uma despedida adequada
Demonstre sua expectativa por um futuro contato e coloque-se à disposição para maiores esclarecimentos. Indique que seu currículo segue anexo. Agradeça pela oportunidade de concorrer pela vaga e se despeça de forma amistosa. Você pode usar: “Atenciosamente”, “Cordialmente”, “Grato(a)” ou “Saudações”.
No assunto: Coloque conforme o que está sendo anunciado na vaga. Se pediu uma sigla, coloque. Caso não haja essa especificação, coloque sempre o nome da área ou vaga para qual você está se candidatando. Você pode combinar com seu nome.
Saiba o que escrever no corpo do e-mail ao enviar o currículo