Gargarejo com água morna e sal Para isso, serão necessárias uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal. Depois, esquente a água até que fique morna e misture com sal. Basta fazer o gargarejo e repeti-lo no máximo três vezes ao dia, conforme o necessário, sem ultrapassar esse limite.
Sintomas da garganta inflamada
Os vírus e bactérias que podem causar a amigdalite podem ser transmitidas de pessoas para pessoa por meio da inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar. Além disso, a transmissão desses agentes infecciosos também pode acontecer através do beijo e do contato com objetos contaminados.
Quanto a assimetria de amigdalas (uma ser maior) pode ser desde uma alteração após uma infecção forte (abscesso) ou malformação congênita, ou até mesmo outras alterações que faz com que uma amígdala fique mais aparente que a outra.
A infecção viral, diga-se, é 20 vezes mais comum do que a bacteriana. A porta de entrada para os inimigos são as vias aéreas, e o contágio pode ocorrer tanto pelo ar quanto pelo contato das mãos contaminadas com o nariz.
Sinais e sintomas da faringite bacteriana A febre da infecção bacteriana costuma ser mais alta que na viral, mas isso não é uma regra, já que há casos de gripe com febre bem alta. A presença de pus e gânglios aumentados na região do pescoço fala fortemente a favor de uma faringite bacteriana.
Geralmente causada por resfriados ou gripes, costuma ser acompanhada de rinorreia, congestão nasal e tosse. E se engana quem acha que as infecções virais não podem formar placas. As placas sobre as amígdalas podem estar presentes sim, mas apresentam um aspecto mais esbranquiçado ou transparente do que as bacterianas.