“A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM” - Ruth Benedict escreveu em seu livro O Crisântemo e a Espada que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. ... A visão de mundo depende do estágio de observação, que povos, de culturas diferentes vêem e decodificam as mesmas coisas.
O fato de que o homem ve o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
Cultura condiciona A visão de mundo do Homem A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.”“Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, ...
(UFUB) O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina: a) egocentrismo.
- A cultura é dinâmica pelo fato de ser um mecanismo adaptativo e acumulativo, a cultura está sempre sofrendo mudanças. Alguns traços se perdem outros se adicionam, em velocidades distintas conforme as sociedades.
D) A cultura é dinâmica justamente porque ela está sempre em transformação. A transformação cultural ocorre a partir do momento que os indivíduos de determinada sociedade se conscientizam que é preciso se policiar em determinadas situações para não ferir os direitos de outrem.
O que podemos considerar cultura estática é aquela que não houve alteração. É aquela que permanece tal qual como sua origem, e como exemplo, cita-se o Egito. O Egito com suas pirâmides e desenhos de pessoas sempre de lado, e a presença do faraó como um ser divino; são estáticos.
Dinamicamente o homem e a cultura estão em constante evolução; De maneira estável ambas estão em equilíbrio quando pertencemos a um determinado grupo. Simbolicamente ela parte da visão dos antropólogos sobre a cultura como um instrumento de criação dos símbolos; Por fim, todas as culturas são determinantes.
A cultura real constitui os valores e normas que uma sociedade segue. Já a cultura ideal é um conjunto de comportamentos que a sociedade considera positivo, mas que não necessariamente é seguido por seus membros.
A cultura também pode ser definida como o comportamento por meio da aprendizagem social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Cultura é tudo que significa o conhecimento, as crenças, a moral, os costumes, os hábitos adquirido pelas suas culturas, a arte. A cultura pode ser classificada em diversas maneiras : Material ou imaterial, real, ou ideal.
Exemplos
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
As principais características da Cultura Imaterial são: uso de elementos abstratos, espirituais, ou seja, elementos intangíveis, que não podem ser tocados pelos seres humanos. Exemplos de Cultura Imaterial: culinária, dança, linguagem, lendas, música, rituais, etc. Como pode notar, são elementos abstratos.
Quais são as principais características da charge?