A doença causada por ele é chamada de ascaridíase. Além da ascaridíase, outras doenças causadas por nematódeos são: ancilostomose, bicho-geográfico, filariose e a oxiurose.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase.
Explicação: Pois algumas espécies podem ter vida livre e se alimentar de pequenos animais, enquanto outros são parasitas.
Abaixo mostramos algumas das verminoses mais comuns:
Verminoses são doenças causadas por vermes cujos principais sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios. As verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro.
Entre as principais formas de transmissão estão:
As verminoses são normalmente transmitidas pela ingestão de alimentos ou água contaminada e também pelo contato desprotegido com solo que abriga parasitas.
As verminoses são doenças causadas por vermes parasitas pertencentes aos grupos dos platelmintos e nematelmintos. A maioria pode ser evitada através da adoção de medidas de saneamento básico e de higiene pessoal. a) Agente etiológico: Schistossoma mansoni, platelminto pertencente à classe Trematoda.
Vermes mais comuns no corpo humano
Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes. Pés descalços são as portas de entrada do bicho.