O primeiro nível está relacionado com o objetivo da pesquisa que pode ser positivo (descrever ou explicar uma prática contábil) ou normativo (recomendar políticas aos praticantes da contabilidade). O segundo nível refere-se à questão da pesquisa que pode ser positiva ou normativa.
A teoria positiva observa a realidade e tem como princípio básico testar hipóteses sobre determinados fenômenos, empiricamente.
A economia positiva, portanto, preocupa-se em estudar o funcionamento do sistema econômico, sem se preocupar com juízos de valor a respeito dos resultados. Já a economia normativa se preocupa precisamente com juízos de valores; qual resultado é bom e qual resultado é ruim.
É claro que, para efeito de pesquisa e para realçar certas dimensões, a Contabilidade pode ser estudada sob as mais variadas ênfases, como a ética, a macroeconômica, a institucional e social, a comportamental, a sistêmica e a histórica, entre outras, só que a Contabilidade é muito mais que qualquer dessas suas ...
1) Qual a doutrina contábil explica a dinâmica do balanço, evidenciada pelos fatos permutativos e modificativos? Fundamentar resposta. ... A Doutrina Contábil é a NEOCONTISTA.
Segundo Barros (2002, p. 01): Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas).
Entre as várias fontes existentes nas empresas, destaca-se a Contabilidade que, enquanto ciência responsável por todo o processo de mensuração, registro e comunicação dos fatos que envolvem a atividade empresarial (CARVALHO e NAKAGAWA, 2004), tem como principal função suprir de informação relevante os gestores, a fim ...
Ela tem papel fundamental no processo administrativo e de tomada de decisões para uma empresa. A pessoa do contador é crucial nos trabalhos internos e externos do negócio, além do processo de conhecimento e dados de gestão.
Uma maneira simples de lembrar sempre da diferença entre essas duas áreas é que ao contrário da contabilidade, que tem uma função mais analítica, finanças é mais objetiva, que se preocupa apenas com a vida financeira da organização.
Outras diferenças são: Enquanto a Contabilidade Financeira é o ramo da contabilidade que acompanha toda a informação financeira da entidade, a Gerencial registra e relata informações financeiras e não financeiras de uma empresa. ... Já a Contabilidade de Gestão é para o uso da organização e, portanto, é confidencial.
Segundo Anthony (2015), a contabilidade gerencial fornece a gerentes e funcionários de uma organização informação relevante, financeiras e não financeiras, para tomada de decisão, tais como: alocação de recursos, monitoramento, avaliação e recompensa por desempenho.