O poeta alemão Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832), que também se interessava por biologia, escreveu que “a natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência”.
Os membros de uma população interagem com indivíduos de outras espécies que habitam a mesma região geográfica. Ao conjunto de populações diferentes que coexistem em determinado lugar, interagindo direta ou indiretamente, dá-se o nome de comunidade biológica. Por exemplo, a população dos leões africanos citados no parágrafo anterior, junto as plantas e outros animais que vivem no mesmo habitat, compõe uma comunidade.
O estudo da vida, apesar de toda a complexidade, é muito interessante e nos ajuda a entender a estrutura orgânica da qual fazemos parte. Saber que cada indivíduo é formado por pedacinhos menores e indivisíveis que se agrupam para desenvolver as maravilhas que a natureza nos proporcionou é fantástico.
Das células passamos para os tecidos, que ocorrem apenas nos organismos multicelulares (animais e plantas). Nesse nível, as células se especializam e se juntam para dar as características do tecido a ser formado. São exemplos de tecido a nossa pele, o nosso sangue, nossos músculos, entre outros.
No Reino Animalia estão os seres eucariontes e pluricelulares, inclui todos os animais do planeta.
Por sua vez, os órgãos não agem sozinhos. Eles funcionam integrados uns aos outros para o desempenho de determinadas funções do corpo. Um conjunto de órgãos constitui um sistema. Por exemplo, temos o sistema digestório que é composto pela bola, esôfago, estômago, intestino e outras glândulas.
Agora que você já sabe tudo sobre os níveis de organização dos seres vivos, está na hora de praticar exercícios para testar e aprofundar seus conhecimentos. Não perca tempo, cadastre-se gratuitamente no Stoodi e acesse a nossa lista de atividades em biologia:
O reino monera é composto por organismos microscópicos unicelulares, isto é, compostos por apenas uma célula, e procariontes, ou seja, cuja célula não possui um núcleo organizado. Fazem parte deste reino as bactérias e as algas azuis ou cianobactérias.
Os vírus podem chegar a ser 100 vezes menor que uma bactéria. Entretanto, podem causar infecções gravíssimas à saúde humana, chamadas de viroses.
Para Lineu, no século XVIII, haveria apenas dois reinos: animal e vegetal. No entanto, com o avançar do tempo e a evolução da microscopia, novos reinos foram descobertos. Atualmente, são cinco os reinos biológicos:
Vamos aprender neste post quais são os níveis de organização dos seres vivos e os níveis de organização do corpo humano desde os seres mais simples até os mais complexos. Preparado?
As bactérias são, principalmente, heterotróficas e se alimentam de moléculas simples de outros organismos, através da fermentação. As cianobactérias são autotróficas, possuem clorofila e outros pigmentos nas membrana do citoplasma.
Alguns autores consideram ainda a existência de um táxon superior aos reinos, os super-reinos ou domínios, que seriam três: Bactéria, Archaea e Eukarya.
Porém, foi apenas no século XVIII que surgiram as bases científicas do ramo da biologia que classifica e organiza os seres vivos dentro de categorias: a Taxonomia. Essa classificação segue até hoje um sistema definido em 1735 pelo botânico sueco Carl Von Linné, também conhecido como Lineu.
Os gêneros, por fim, incorporam as espécies, a categoria taxonômica menos abrangente, definida como aquela que reúne organismos que se reproduzem entre si e que são capazes de gerar descendentes férteis.
O Reino Fungi é formado por seres eucariontes que podem ser uni ou pluricelulares, inclui todos os fungos.
O reino protista ou protoctista é formado por seres eucariontes (o núcleo da célula é definido e envolto por uma membrana) em sua maioria microscópicos. Podem ser unicelulares ou pluricelulares (formados por mais de uma célula). Pertencem ao reino protista as algas e os protozoários.
Começando do nível microscópico, vemos que a matéria viva é formada de átomos, que se reúnem formando as moléculas das diversas substâncias orgânicas. Proteínas, por exemplo, são substâncias constituídas por milhares ou até milhões de átomos, principalmente de elementos como o carbono, o hidrogênio e o nitrogênio, apenas para citar alguns.
classe Mammalia
Caniformia
urso polar
Urso polar: Os ursos polares são certamente os mais perigosos dos três ursos norte-americanos, sua dieta é predominantemente carnívora e são conhecidos por rastrear seres humanos por quilômetros para mata-los.
Pesando apenas 65 kg e medindo 1,5 metros de comprimento, o urso-malaio é um dos menores ursos do mundo e o mais feroz, com os maiores dentes em proporção ao tamanho do corpo. A espécie pode atacar seres humanos sem provocação.
O urso de kodiak é a maior subespécie de urso pardo e o segundo maior carnívoro terrestre vivo depois do urso polar, que é menos variável em tamanho e maior devido a isso. Em média uma fêmea adulta pesa de 181 a 318 kg, enquanto que os machos de 272 a 635 kg, podendo chegar a 680 kg nos maiores espécimes.
Ursus