São Princípios de Contabilidade: o da ENTIDADE; o da CONTINUIDADE; o da OPORTUNIDADE; o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; o da COMPETÊNCIA; e o da PRUDÊNCIA.
A diferença da Contabilidade Pública para a Contabilidade Privada é que a Privada estuda o patrimônio particular e a Pública tem como objetivo controlar o patrimônio público. ... A Contabilidade Pública registra todos os atos e fatos administrativos públicos Federal, Municípios, Estadual, além das Autarquias privadas.
Ocupa-se do estudo e registro dos fatos administrativos das pessoas de direito privado, tanto as físicas quanto as jurídicas, além da representaçao gráfica de seus patrimônios, dividindo-se em civil e comercial.
Os sistemas de contas da Contabilidade Pública são classificados em: Sistema Orçamentário, Sistema Financeiro, Sistema Patrimonial e Sistema de Compensação.
Contabilidade Tributária é a parte da contabilidade que cuida da administração de tributos de uma empresa. Também conhecida como Contabilidade Fiscal, ela abrange todos os procedimentos utilizados para organizar o pagamento de impostos e definir as melhores estratégias para gerenciá-los.
Enquanto o setor fiscal garante a escrituração de toda documentação fiscal, o departamento tributário apura os tributos de acordo com os dados inseridos no sistema.
Assim, o direito tributário é um ramo do direito que é responsável por definir como serão arrecadados e fiscalizados os tributos dos cidadãos (contribuintes). Entretanto, este assunto tende a receber pouca ênfase na faculdade de contabilidade, mas é essencial para o cotidiano dos contabilistas.
O objetivo da Contabilidade Tributária é apurar com exatidão o resultado econômico do exercício social, demonstrando de forma clara e sintética, para, em seguida, atender de forma extra contábil as exigências, como por exemplo, das legislações do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social ...
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos.