Assim como os animais que hibernam, os que estivam reduzem suas atividades metabólicas por um longo período, podendo chegar a mais de dois anos em algumas espécies. São características que tornam necessárias adaptações metabólicas relacionadas à estivação. A. oviparidade e fecundação externa.
Animais da caatinga
Quando a temperatura volta a subir, elas descongelam e acordam. No Brasil, as espécies de sapos acumulam gordura nos períodos mais quentes e, no inverno, ficam em lugares mais abrigados, como cascas de árvores, ou se enterram, entrando em estado de torpor sem congelar.
Esquilos, morcegos, marmotas, ratos-silvestres, hamsters e ouriços são alguns dos animais que hibernam. Eles fazem isso para poupar energia durante o inverno, já que, nessa estação, a comida é escassa. ... Ao contrário do que se costuma dizer, os ursos não hibernam, embora passem boa parte do inverno dormindo.
Alguns animais que vivem em áreas frias perto dos polos têm uma pelagem espessa, que fica ainda mais densa no inverno. ... Há também espécies que se protegem do frio aumentando sua gordura corporal, um excelente isolante que mantém os órgãos vitais aquecidos e impede a entrada de água no corpo.
(1) os animais podem se esquivar do frio, podendo simplesmente se deslocar para outras regiões à medida que a temperatura diminui, indo em direção às regiões mais quentes; (2) podem estar adaptados de tal forma que toleram o frio ou (3) podem viver ativamente e se reproduzir em períodos mais quentes e no inverno ...
Como esses animais conseguem se manter em locais com temperaturas tão baixas? possuem espessa camada de gordura que funciona como isolante térmico. o calor do corpo é regulado pela temperatura do ambiente. ... fogem para áreas mais quentes.
Tapando vazamentos. A maioria dos animais do deserto é "avarento" no que diz respeito ao consumo de água. Os ratos-cangurus, por exemplo, têm rins capazes de extrair água da urina antes de se livrarem dela. Suas fezes são compostas de menos de 50% de água, muito mais seco que o normal.
É o rato-canguru, um pequeno roedor de 10 centímetros que se esconde entre pedregulhos no deserto do Arizona. Ele não só não bebe nada como se alimenta exclusivamente de sementes secas. ... O que ele quer dizer é que, sem água, não há circulação sanguínea nem digestão de alimentos ou absorção de nutrientes.