Os cocos são responsáveis por uma grande variedade de doenças, algumas delas já abordadas em outros textos deste site, como: a) Neisseria gonorrhoeae: bactéria causadora da gonorreia. b) Neisseria meningitidis: bactéria causadora de meningite. c) Streptococcus pneumoniae: bactéria causadora de pneumonia.
O diagnóstico é por coloração de Gram e cultura. O tratamento costuma ser com betalactâmicos resistentes à penicilinase, mas como a resistência a antibióticos é comum, pode ser necessário o uso de vancomicina ou outros antibióticos mais recentes.
Clinicamente, esta infecção pode apresentar de forma assintomática ou sintomática, sendo que os principais sintomas são aumento da frequência urinária, urgência miccional, disúria, mudança na cor e aspecto da urina, presença de hematúria e piúria (>10.
Os resultados como Lactobacillus sp, cocos e bacilos são considerados achados normais, fazem parte da flora vaginal e não caracterizam infecção. Considerando-se os microorganismos que causam infecção, a presença de Gardnerella vaginalis e da Candida sp., ambas são classificadas como vulvovaginites.
Os estafilococos são cocos Gram-positivos, podem se apresentar isolados ou aos pares, em cadeias curtas ou agrupados. O aspecto macroscópico da colônia em meio sólido, presença de pigmento e hemólise em ágar sangue de carneiro são características auxiliares na identificação destes microrganismos.
Quando a doença é decorrente da presença de microrganismos estranhos, o tratamento é feito com a ingestão de remédios antibióticos, em comprimidos ou pomadas, antifúngicos ou antivirais, como Nistatina, Miconazol, Clindamicina ou Metronidazol, por exemplo, que devem ser usados de acordo com a orientação do ...
Os medicamentos mais usados para o tratamento de uma infecção vaginal causada por fungos são:
Os bacilos são um tipo de bactéria classificado de acordo com forma característica de bastonete. Ou seja, as bactérias podem ser esféricas (cocos), em forma de bastonete (bacilos), em forma de vírgulas (vibriões) ou de espiral/ helicoidal (espiroquetas).
Um ótimo remédio caseiro anti-inflamatório é o chá de verbasco, pois esta planta medicinal contém substâncias anti-inflamatórias e calmantes, que ajudam a reduzir a inflamação.
A infecção tem origem no desequilíbrio da flora vaginal normal , o que permite a proliferação da bactéria Gardnerella vaginalis. As causas deste desequilíbrio ainda são controversas: infecção no trato urinário ou infestação da bactéria na uretra do parceiro sexual .
A G. vaginalis, anteriormente denominada Haemophilus vaginalis e Corynebacterium vaginale, é uma bactéria anaeróbia facultativa, imóvel, observada sob a forma de cocobacilos Gram-variáveis. Desde sua primeira descrição por Gardner e Dukes em 1955, é reconhecida por colonizar o trato genital feminino.
A Gardnerella vaginalis e a Gardnerella mobiluncus são duas bactérias que normalmente vivem na vagina sem causar qualquer tipo de sintoma....Sintomas de Gardnerella.