A forma correta de escrita da palavra é fosse, com ss. A palavra foce, com c, está errada. Fosse pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir no pretérito imperfeito do subjuntivo, na 1. ª ou na 3.
substantivo deverbal Ação de ir, de se deslocar de um lugar para outro: esperei que ele fosse à festa, mas ele não apareceu. Etimologia (origem da palavra fosse). Forma regressiva de ir. substantivo deverbal Ação de fossar, remexer a terra com a tromba, com o focinho.
Fôssemos vem do verbo ser. O mesmo que: existíssemos, acontecêssemos, vivêssemos, fizéssemos, relacionássemos, significássemos, representássemos, estivéssemos.
Para indicar uma forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir, a forma correta de escrita da palavra é fôssemos, com acento circunflexo na primeira sílaba. Verbo ser: Se nós fôssemos ricos, tudo seria diferente.
A forma correta de escrever essa palavra é fosse, com “ss”. A forma “foce”, com “c”, está errada. Fosse é a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir. Sua flexão aparece no pretérito imperfeito do subjuntivo, na primeira e terceira pessoa do singular.
Significado de Futebol substantivo masculino Esporte no qual vinte e dois jogadores, divididos em dois conjuntos, esforçam-se por fazer entrar uma bola na baliza do conjunto contrário, sem intervenção das mãos.
Fossem vem do verbo ir. O mesmo que: estivessem, prolongassem, acontecessem, morressem, saíssem, desaparecessem, decorressem, comportassem, deslocassem.
Seria vem do verbo ser. O mesmo que: existiria, aconteceria, viveria, faria, relacionaria, significaria, representaria, estaria.
Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for). ...
Tu ias dizer o quê?...
A expressão A GENTE VAI apresenta uma concordância correta e é usada no nível coloquial da fala. Portanto, é perfeitamente aceitável em textos coloquiais. ... Num texto mais cuidado, escrito com uma linguagem mais formal, não devemos usar nem uma nem outra: o melhor é dizer NÓS VAMOS.
O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).
A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.
Exemplos com o uso da preposição por O ônibus que vai para o centro, passa por aqui. Vamos esperar por ele. José vai para o interior pela estrada antiga. Elas torcem pelo Flamengo, mas nós torcemos pelo Internacional.