Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021, mas mesmo assim 2020 é um ano que o Brasil tem muito a comemorar porque o país completa 100 anos de participações em Olimpíadas. Desde a primeira, em Antuérpia 2020, foram conquistadas 129 medalhas por nossos atletas, 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze.
O gráfico a seguir mostra o número de medalhas que o Brasil obteve ao todo nas últimas participações nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Jogos olímpicos: 23 (ouro) - 30 (prata) - 55 (bronze) Jogos. Paralimpíadas: 73 (ouro) - 83 (prata) - 73 (bronze)
Robert Scheidt
Medalhas
Por outro lado, as piores participações brasileiras aconteceram em Paris-1924, Los Angeles-1932 e Berlim-1936, edições olímpicas em que os atletas do país não conseguiram nenhum pódio. O tabu foi quebrado em Londres-1948 com a medalha de bronze do basquete masculino.
Nesse dia, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.
A história começou a mudar em Londres 1948, quando a seleção masculina de basquete conseguiu interromper um jejum de 28 anos sem pódio e terminou com o bronze. Desde então, o país nunca mais voltou das Olimpíadas sem conquistar uma medalha.
Adhemar Ferreira da Silva
Maurren Maggi: 1ª brasileira campeã olímpica individual A primeira medalha de ouro brasileira foi conquistada em 1920 por Guilherme Paraense, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia. Mas a primeira vez que uma mulher brasileira subiu ao lugar mais alto do pódio em uma modalidade individual foi apenas em Pequim-2008.
Lista: Atletas brasileiros que ganharam ouro na Olimpíada Rio...
Reprise da final das Olimpíadas de Pequim 2008, entre Brasil e Estados Unidos, é destaque desta sexta-feira na programação do SporTV. Já faz 12 anos que a seleção brasileira feminina de vôlei conquistou pela primeira vez a medalha de ouro em Jogos Olímpicos.
Resposta. Resposta: Os Estados Unidos ganharam as suas primeiras medalhas no vôlei nos jogos de Los Angeles: uma de ouro na competição masculina e uma de prata na feminina.
Ana Moser foi um dos símbolos do vôlei feminino brasileiro. Chegou à seleção brasileira adulta em 1987, disputando três edições dos Jogos Olímpicos: Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Conquistou a tão sonhada medalha olímpica justamente em sua última participação.
A China conquistou a medalha de ouro no campeonato feminino em Los Angeles, em sua primeira participação no torneio olímpico de voleibol. Os Estados Unidos defenderam com êxito o título na disputa masculina nos jogos de 1988 em Seul, e o Peru ganhou a sua única medalha no vôlei, uma de prata na competição feminina.
Nos Jogos Olímpicos, o Brasil possui quatro medalhas: duas de ouro conquistadas em Pequim (2008) e Londres (2012) e duas de bronze conquistadas em Atlanta (1996) e Sydney (2000). Nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil realizou oito jogos vencendo todos e perdendo apenas um set na final contra as americanas.
Rússia
Bicampeã olímpica e onze vezes medalha de ouro do Grand Prix, a seleção feminina de vôlei é um dos maiores orgulhos do Brasil no esporte.
A seleção brasileira já conquistou todos os principais campeonatos de voleibol. Nos Jogos Olímpicos, o Brasil possui seis medalhas: três de ouro conquistadas respectivamente em Barcelona (1992), Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016) e três de prata conquistadas em Los Angeles (1984), Pequim (2008) e Londres (2012).
O voleibol brasileiro acumula cinco títulos olímpicos nas quadras. Em 1992, 2004 e 2016, com a seleção masculina nos Jogos de Barcelona, Atenas e Rio de Janeiro, respectivamente, e em 2008 e 2012, com a seleção feminina em Pequim e Londres. Nas areias, três medalhas de ouro foram conquistadas.
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) foi fundada em 1954. Anteriormente ligada à Confederação Brasileira de Desportos, a entidade conta atualmente com 27 federações filiadas e mais de 130 mil atletas registrados nas modalidades vôlei de quadra e de praia.
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês) divulgou a tabela da Liga das Nações de Vôlei 2021. ... No entanto, a Federação Internacional, por intermédio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), já havia priorizado Campo Grande para receber uma das etapas da competição.
O Conselho de Administração da CBV é um órgão colegiado, que terá a função de deliberar sobre as matérias que lhe compete, relacionadas ao direcionamento estratégico do trabalho a ser desenvolvido pelo Presidente e a Diretoria Executiva, de acordo com as práticas de Governança Corporativa.
Resposta. Resposta: Confederação Brasileira de Voleibol.
O voleibol - ou vôlei - chegou no Brasil no ano de 1915. Não se sabe ao certo quem trouxe o esporte ao país, mas foi nesse ano que aconteceu a primeira partida de vôlei na cidade de Recife, Pernambuco. No entanto, o esporte, que hoje é muito difundido no país, somente começou a ganhar força em 1923.
Há estudiosos que indicam 1915: ano em que o voleibol foi jogado pela 1ª vez no Colégio Marista de Pernambuco. Outros dizem que ocorreu em 1916, pela 1ª vez na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo. Em 1923, aconteceu a primeira iniciativa para a difusão do voleibol no Brasil, o Fluminense promoveu o 1° torneio.
A medalha de prata permitiu ao voleibol uma visibilidade nunca antes vista no Brasil. Nesse momento, muitas pessoas, de ambos os sexos, voltaram-se para a prática do voleibol, o que gerou muitas conquistas das seleções feminina e masculina.