em 1946
Pouco mais de 30 anos atrás, quando tudo começou por aqui, o cenário era completamente diferente. O goalball chegou ao Brasil em 1985 após o professor Steven Dubner, que trabalhava no Centro de Apoio aos Deficientes Visuais (Cadevi), em São Paulo, conhecer a modalidade nos Estados Unidos.
Em cada extremidade existe um gol com a mesma largura da quadra – o objetivo dos jogadores é lançar bolas para dentro da rede oposta. Para impedir, os adversários usam o corpo para defender. Dentro de cada bola, existe um guiso, para que os jogadores localizem o objeto pelo som.
Medalhistas
O objetivo é balançar a rede adversária. A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.
As provas são divididas por grau de deficiência visual (B1, B2 e B3) e as regras são adaptadas para os atletas B1 e B2. Para esses, é permitido o uso de sinais sonoros e de um guia, que corre junto com o competidor para orientá-lo. Eles são unidos por uma corda presa às mãos, e o atleta deve estar sempre à frente.
Existem várias modalidades praticadas no esporte adaptado e no Brasil as mais praticadas são: atletismo, arco e flecha, basquete em cadeira de rodas, xadrez para deficientes visuais, basquete para deficientes mentais, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol e futsal para paralisados cerebrais e ...
Deficiência Visual. Existem vários esportes para deficientes visuais. Muitos deles apresentados no site, como Atletismo, Natação, Ciclismo, Remo, e alguns específicos para deficientes visuais como o Goalball e Futebol de 5.
Esportes para deficientes visuais
Esportes Paralímpicos
Jogos Paralímpicos ou Paraolímpicos é o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.
Resposta. Resposta: Para participar tem que ser portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas físicas, sensoriais ou mentais.
O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.
Proporcionar jogos como os paraolímpicos além de valorizar os atletas com deficiência ainda possibilita o respeito e a possibilidade de condições para que essas pessoas possam viver a sua vida de forma plena, apesar das dificuldades.
Amizade, coragem, determinação, excelência, igualdade, inspiração e respeito.