Dente fraturado, com cárie ou infiltração próximo ou abaixo da linha da gengiva, pode necessitar aumento da coroa clínica para expor as bordas atingidas. Também ajuda a aumentar o comprimento de coroas cujos remanescentes são pequenos e não dão sustentação para coroas de porcelana.
As consequências da invasão do espaço biológico durante procedimentos restauradores são inflamação gengival mesmo com controle satisfatório de placa, sensibilidade gengival a estímulos mecânicos, recessão como forma fisiológica de remodelação e formação de bolsa periodontal11.
A integridade do espaço biológico é de suma importância para a manutenção da saúde gengival, uma vez que sua existência é fundamental para a aderência do epitélio juncional e da inserção conjuntiva à estrutura dentária. ... preconizou um valor médio de 3,0 mm para a recuperação dos tecidos gengivais supracrestais.
O espaço biológico periodontal foi descrito inicialmente por Cohen como a distância da base do sulco gengival ao topo da crista óssea alveolar, excluindo o sulco gengival dessa medida.
b) Cálculo supragengival o cálculo dental é o fator retentivo de placa mais importante; no entanto, é um fator etiológico secundário na periodontite. Sua presença torna impossível a remoção adequada da placa e impede uma boa higienização por parte dos indivíduos 1,5.
Causas e fatores de risco da periodontite
Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa). Apesar do avanço científico na Periodontia nos últimos anos, pouco se sabe a respeito dos fatores causadores da periodontite.
O fator retentivo mais observado é o cálculo dental, embora outros possam estar presentes, como: lesões de cárie, raízes residuais, restaurações e próteses mal adaptadas, os quais podem facilitar o acúmulo de biofilme, o que torna sua remoção necessária através de adequada ras- pagem e profilaxia dental supragengival, ...
Os fatores modificadores, uma vez definidos, permitem converter recursos minerais medidos e indicados em reservas de minério provadas e prováveis conforme o esquema seguinte: JORC. (2012).
A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.
Técnica de Bass Essa técnica é indicada para pacientes com doença periodontal e permite a limpeza do sulco gengival sem causar ou agravar lesões na gengiva. A escova deve ser posicionada em um ângulo de 45º em relação ao eixo longitudinal dos dentes.
O meio mais eficaz e usualmente utilizado para remover o biofilme da superfície dos dentes é a escovagem que deverá ser efectuada com escova de dentes e um dentífrico fluoretado e/ou adequado a cada situação.
Para escovar os dentes corretamente, passe pelo menos dois minutos usando uma técnica de escovação recomendada, incluindo 30 segundos de escovação em cada seção da boca (superior direita, superior esquerda, inferior direita e inferior esquerda) de manhã e à noite.
“As técnicas de escovação são inúmeras, todas passíveis de críticas e elogios, e estamos de acordo com os vários estudiosos quando afirmam que sem dúvida a técnica é importante, mas a eficiência da escovação na remoção da placa bacteriana e massagem gengival é o mais relevante.
Como escovar os dentes corretamente
Os limites da eficiência de uma raspagem, no entanto, são dependentes de fatores variados, como: profundidade da bolsa periodontal, anatomia radicular, posição do dente na arcada e presença de furcas (BOWER, 1979).
Há uma certa verdade nisso. “Estudos relatam que é necessário pelo menos 24 horas para a maturação da placa, ou seja, escovando os dentes uma vez ao dia é possível inibir que ela se estabeleça.
Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chega nem próximo a este tempo. Para se ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes.
Muitos dentistas concordam que a escovação adequada leva pelo menos dois minutos. A Dra. Anna Guarna, dentista há mais de vinte anos em Connecticut, vai além e normalmente pede que seus pacientes escovem os dentes por três minutos — um minuto e meio para cada arcada dentária.