Em grande parte dos grupos de crustáceos, o corpo está dividido em cefalotórax e abdômen. Em muitas espécies, os três primeiros segmentos do tronco está fundido à cabeça, formando o escudo da cabeça. Muitas espécies possuem uma carapaça revestindo o tórax e os segmentos anteriores.
O corpo dos crustáceos, é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdome. Esses animais possuem um número variável de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas.
Os insetos são animais que possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, três pares de pernas e representantes com asas. Os insetos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes.
artrópodes
Animais. Os caranguejos são artrópodes pertencentes ao Subfilo (ou Superclasse) Crustacea, Classe Malacostraca e Ordem Decapoda ou Brachyura – que em alguns sistemas de classificação se apresenta como Infraordem Brachyura. Tais animais possuem corpos revestidos por carapaça. Não pare agora...
Os crustáceos são divididos em dois grupos: Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos. Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
Ambos pertencem a um grupo maior de crustáceos, os decápodes, que, como diz o nome, têm como principal característica o fato de possuírem dez patas – o que faz com que camarões e lagostas também pertençam à mesma turma.
O camarão tem cinco pares de pernas, dois pares de antenas e cauda e forma de leque. Assim como seus parentes, as lagostas e os caranguejos, o camarão tem cinco pares de pernas que saem da região do tronco.
A iguaria é popularmente consumida com farofa e caldinho, mas você conhece todas as etapas do “ritual” para o consumo do crustáceo? Apesar de saboroso, comer o caranguejo nem sempre pode ser uma tarefa fácil. Por conta da casca dura, há quem se atrapalhe com as pernas, patas e cabeça na hora de tirar a carne.
As pessoas que são iniciadas no candomblé não devem e não podem comer caranguejo, principalmente as pessoas iniciadas para o Orixá Omolú.
Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.
Geralmente os preceitos envolvem abstenção de sexo, de determinadas comidas, como carne e pimenta por exemplo, banhos de ervas para limpeza e purificação, dentre outros.