Denomina-se equilíbrio osmótico a distribuição uniforme da água em compartimentos diferentes separados por uma membrana semipermeável e osmose a passagem da água por uma membrana semipermeável a favor de uma gradiente de concentração.
Osmose é movimento da água através de uma membrana semipermeável. Esse movimento ocorre do meio com menor concentração do soluto para a região de maior concentração.
Você já deve ter reparadao que, quando as saladas estão temperadas, com o passar do tempo elas murcham. ... As saladas murcham devido à osmose, que é a passagem de água do lado de dentro da folha (menos concentrado) para o lado de fora (mais concentrado), fazendo com que a folha murche.
Agora você já sabe por que a salada murcha quando se coloca sal: ela está perdendo água por osmose! Sendo assim, evite colocar o tempero muito tempo antes de servir, pois assim você serve um produto muito mais bonito e saboroso.
Refrigerada em pote de vidro, a salada com proteína (carne, frango e atum) dura até dois dias, enquanto as versões sem proteína duram até cinco dias.
Para garantir uma boa higienização e frescor de verduras e legumes, uma boa dica é deixar os alimentos em molho dentro de uma bacia com água por 5 minutos com algumas gotas de água sanitária específica para alimentos e bebidas depois de lavar bem os produtos.
A principal dica é evitar o choque térmico. Para isso, utilize um recipiente plástico ou marmita que assegure que a temperatura vai se manter estável. Assim você evita que se multipliquem microrganismos daninhos, às vezes presentes nas hortaliças. Não monte sua salada em casa.
Truque 1: papel-tolha Basta colocá-las já limpas em um recipiente, colocar um pedaço de papel-toalha sobre elas e colocar plástico-filme sobre o recipiente, como se fosse uma tampa. Depois, é só levar à geladeira: folhas verdinhas e frescas por muito mais tempo!
A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface fresca e crocante, pois ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar dentro da geladeira.
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
Guarde a salada em um pote de vidro fechado e vá consumindo aos poucos que não tem erro! Obs.: Uma boa dica para garantir que a salada de fruta dure mais tempo é colocar bastante suco de limão ou laranja. Assim, as frutas cortadas ficam submersas no suco ácido, o que faz com que elas demorem bem mais a estragar.
Evite que a salada de fruta oxide Para evitar que frutas como banana, maçã, pera, pêssego, nectarina e abacate escureçam com o passar do tempo, use um suco de fruta cítrica. Assim, você mantém os cubinhos de fruta todos com sua cor original e fresquinhos.
1) Se você vai mexer na cozinha com mais antecedência, pode armazenar a salada em um pote de vidro com tampa, assim ela fica bem vedada e aguenta algumas horinhas na geladeira.
Até 3 dias depois de cortadas, mas algumas mais resistentes como abacaxi podem durar até 5 dias. Dica importante: ao tirar o pote com a fruta cortada da geladeira, sirva-se na hora e volte o pote para a geladeira.