No século 17, na forma do entrudo português, nome dado a uma série de brincadeiras (originalmente, “entrudos” eram os grandes bonecos que desfilavam nas ruas) nos dias de Carnaval.
A primeira escola de samba do Brasil foi a Deixa Falar, criada no bairro carioca do Estácio, em 1928, pelo sambista Ismael Silva. No livro "O Pulo do Gato", o autor Márcio Cotrim conta a história da origem do nome.
Deixa Falar
Os carros alegóricos, junto com as fantasias, apresentam visualmente o tema da escola. ... O mestre-sala e a porta-bandeira são os componentes mais importantes, com a responsabilidade de conduzir a bandeira da escola durante o desfile, que é considerada um dos símbolos mais emblemáticos da apresentação.
Regulamento e classificação da Liesa As escolas de samba estão bem organizadas e regulamentadas pela LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), que organiza o desfile anual no Sambódromo.
Ser passista é um conjunto gestual. Não basta apenas ter samba no pé, é preciso ter graça e sensualidade. Passista é símbolo da alegria que envolve o Carnaval, potencializa o significado do samba. Nem sempre percebidas pelo público, causam encantamento quando descobertas.
pas·sis·ta ta. 1. [Brasil] Que ou quem dança bem o samba, em especial em desfile de escola de samba. ... [Brasil] Que ou quem dança o frevo.
Seleção de Passistas – Carnaval 2020
O samba-enredo é um dos principais elementos do desfile das escolas de samba, uma vez que puxa-o e transmite a mensagem que quer passar. Dessa forma, esse subgênero delimita o tema do desfile de cada escola de samba. ... Sua improvisação também não seguia um tema que se relacionasse com o dos desfiles.
Já o verso moleque pelintra no Buraco Quente, traz uma ambiguidade: o moleque pelintra, tanto pode ser o menor de idade maltrapilho que anda pelo Buraco Quente, local onde a Mangueira foi fundada, quanto uma referência a Zé Pelintra, entidade da Umbanda.
Atualmente, o samba é considerado uma das principais características da cultura brasileira. Ele é tocado em bares, residências, festas e confraternizações das mais diversas classes sociais, em todas as regiões do país. ... Isso tornou o Brasil conhecido como o “país do samba”.
O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros. Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba".
O samba urbano carioca tem ritmo basicamente 2/4 e andamento variado com aproveitamento consciente das possibilidades dos refrãos cantados ao som de palmas e ritmo batucado, em que foram acrescidos uma ou mais partes de versos declamatórios.
O samba é um ritmo musical de origem brasileira, oriundo da cidade do Rio de Janeiro, com fortes influências do samba de roda, um movimento cultural predominante no interior da Bahia, na região do recôncavo, região Nordeste do país.
Carmem Miranda
Os Mais Belos Sambas-Enredo de Todos os Tempos