Fontes de nitrogênio A principal fonte de nitrogênio molecular (N2) é o ar atmosférico. O gás nitrogênio corresponde a cerca de 78,1% de todos os gases que formam o ar.
O metano (CH4) reage com o vapor de água (H2O) para produzir o hidrogênio (H2) e o monóxido de carbono (CO), um gás letal. O monóxido de carbono é misturado com vapor de água em temperaturas baixas para produzir mais hidrogênio e transformar o monóxido de carbono em dióxido de carbono, que é seguro.
Além de ter os mesmos gases do arroto, o pum também pode conter hidrogênio e metano, duas substâncias inflamáveis – por isso é possível atear fogo à brisa do sul, mas não aos ventos do norte. O verdadeiro fogo no rabo.
metano (CH4)
oxigênio
O processo que costumamos chamar de respiração, o de trocas gasosas entre o corpo e o meio externo, é corretamente chamado de ventilação. Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia.
A principal função do sistema respiratório é absorver oxigênio e eliminar dióxido de carbono. O oxigênio inspirado entra nos pulmões e chega aos alvéolos pulmonares.
Durante o processo da respiração, quando expiramos liberamos boa quantidade de gás carbônico, que é um óxido ácido. Este gás em meio aquoso produz ácido carbônico.
b) A cor inicial da solução era rosa, uma vez que se tratava de uma solução básica e a fenolftaleína, em solução desse tipo, apresenta coloração rosada.