Ocorre quando a bola sai totalmente pela linha de fundo e o último a tocar seja do time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído.
O tiro de canto dar-se-á sempre que a bola ultrapassar inteiramente a linha de meta, excluída a parte compreendida entre os postes e sob o travessão de meta, quer pelo solo, quer pelo alto, após ter sido jogada ou tocada pela última vez por um atleta que estiver na defensiva.
Também conhecido como tiro de canto, o escanteio é marcado quando a bola sai completamente do campo pela linha de fundo, após ter sido tocada por um atleta da equipe atacada.
Segundo a Regra 17 do futebol, o escanteio ou pontapé de canto é um dos métodos para recomeçar o jogo. Um canto é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipe defensora, sem que um gol tenha sido marcado.
PENALIDADE: Será cobrado tiro livre direto na marca da área de meta da direção frontal da infração, em favor da equipe adversária. Tocar na bola o executor de um arremesso lateral, de canto (escanteio), ou de goleiro, tiro de meta, tiro livre direto antes que outro atleta o faça.
– O escanteio deve ser cobrado com a bola posicionada dentro ou sobre o quarto de círculo localizado no encontro entre as linhas de fundo e lateral; ... – Os jogadores da defesa devem respeitar a distância de 5 metros em relação à bola antes da cobrança ser realizada.
Se dentro de sua própria área de meta, será punido com pênalti. COM A BOLA FORA DE JOGO: o árbitro apenas dará a advertência que julgar necessária ao atleta, sem conceder tiro livre direto para a equipe adversária. Neste caso será acumulada em súmula infração individual e coletiva até a sétima infração.
O esporte é jogado numa quadra retangular com grama sintética, com uma baliza em cada lado da quadra. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através da quadra para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina gol(o). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
50 minutos
Todas as categorias terão os tempos divididos em partes iguais e com 10 minutos de intervalo entre ambas.
Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e cinco reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com um intervalo de 10. Não existe regra para impedimento e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão.
Fut7 é o nome dado ao Futebol Society, pois é jogado com sete jogadores em cada time e dois árbitros apitando a partida. A modalidade possui duração de dois tempos de 25 minutos. O Fut7 Society teve sua oficialização em 1996, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Futebol 7 Society.
Parte do programa paraolímpico desde a edição de 1984, o futebol de 7 foi criado em Edimburgo (Escócia), na terceira edição dos Jogos Internacionais para Paralisados Cerebrais, em 1978.