O dreno de penrose é um dreno feito de material emborrachado, como látex ou silicone, e é largamente utilizado em cirurgias que acarretam possível acúmulo de líquidos no pós-operatório, sejam infectados ou não.
Os sistemas coletores de drenagem pleural ou mediastinal utilizam o princípio da sifonagem subaquática que funciona como uma válvula unidirecional, também denominada drenagem pleural fechada ou drenagem em selo d'água.
Fixa-se o curativo com esparadrapo ou fita microporosa na pele. Caso o dreno utilizado seja rígido e conectado a algum sistema coletor (de sucção ou não), o curativo é feito da mesma maneira, sendo que não podemos colocar gazes sobre o dreno e, sim, manter várias abraçando o dreno.
Troca do curativo: deve ser feita em casa ou no consultório médico e com que frequência. Limpeza da cicatriz cirúrgica com antisséptico e proteção com gaze e micropore. Em caso de dor ou presença de secreção na incisão cirúrgica, o que fazer. Retirada dos pontos.
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.
As coberturas ADAPTIC® são indicadas para feridas com nível de exsudato variando de leve a alto, onde se queira evitar a aderência, incluindo: queimaduras de 1º e 2º graus, abrasões, enxertos, úlceras de perna, úlceras por pressão, extração de unhas, eczemas, incisões cirúrgicas, lacerações, procedimentos de ...
Como usar
Os curativos são um meio terapêutico que consiste na limpeza e na aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida. Eles têm a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecções.
ADAPTIC® aplica-se diretamente sobre a ferida para: Impedir a maceração das feridas exsudativas, suturas ou áreas de abrasão. Evitar a aderência da cobertura secundária, permitindo uma rápida passagem dos fluxos para o curativo absorvente.