Na série Breaking Bad, a metanfetamina é, claro, um pano de fundo para uma história bem mais profunda de frustração e drama humano e familiar. Dito isso, é fácil perceber que a glamorizarão da droga pode ser estupidamente assimilada por algumas (ou muitas) pessoas que não percebem o poder negativo e devastador desse resultado químico.
OLá Cristina, recebemos a sua mensagem, nós não atendemos o SUS, segue nosso contato caso ainda precise, [email protected]
Os efeitos da metanfetamina podem ser sentidos cerca de 5 a 30 minutos após o seu uso, o que depende da forma como foi utilizada, geralmente surgindo sensação de euforia intensa, extroversão, aumento da energia, da libido e da sexualidade, e inibição do apetite, que podem durar por cerca de 6 a 12 horas.
Não é raro que ocorram acidentes graves em que os “produtores” frequentemente se queimam, ficam desfigurados ou mutilados ou morrem quando a composição explode. Acidentes assim adquirem ainda mais complexidade ao colocar em risco a vida de outras pessoas ou moradores das regiões vizinhas.
Muitos casais optam pelo uso de metanfetaminas para relações sexuais, já que um dos efeitos da droga é a intensificação da libido e a inibição do apetite. Mas essas experiências causam, quase sempre, sensação de vazio e de desolação, típicas de ressaca moral. Com isso, os envolvidos consomem mais droga como uma forma de fugir da realidade.
Em doses muito elevadas, ela provoca irritabilidade, inquietação, perda da consciência e ataques de pânico. Nos casos mais graves, pode evoluir também para convulsões e levar ao óbito por derrame cerebral e insuficiência cardíaca ou respiratória.
Afastar o indivíduo do contato com drogas também é fundamental nesse processo. Para conseguir ficar limpo, é necessário que haja integração com novas pessoas e novos ambientes. Essa sociabilização é um dos aspectos relevantes e parte integrante do tratamento em um hospital especializado nesse ramo.
No organismo, os efeitos da metanfetamina são comparados com os do crack, da cocaína ou da heroína: euforia repentina, sensação de alegria, hiperatividade, insônia, fala acelerada e muito mais energia. Os usuários também sentem redução do apetite e os efeitos da substância podem durar até 24 horas.
Após o período de queda, o usuário retorna bastante desgastado, faminto e desidratado e experimenta uma exaustão física e psicológica. A ressaca contribui para reforçar a dependência, pois, diante dessa situação, a “saída” para os problemas é consumir mais metanfetaminas.
A falta de expectativa futura e o risco à vida exigem a busca de apoio profissional urgente. O vício em metanfetamina torna o usuário incapaz de vencer essa luta sozinho. Logo, a internação hospitalar representa a chance de reabilitação mental e física e de renovação da esperança em dias melhores.
A metanfetamina é uma droga fabricada em laboratório, sendo derivada da anfetamina e, em laboratórios clandestinos, pode ser obtida através da manipulação da efedrina, uma substância presente em remédios para gripes e resfriados.
Ainda que a anfetamina e a metanfetamina tenham efeitos semelhantes, as maiores diferenças entre elas são a composição e os critérios de classificação. Logo, a metanfetamina é um composto químico que faz parte das anfetaminas.
O surto psicótico acontece mediante o uso de doses excessivas de substâncias entorpecentes, como droga e álcool. Tal condição pode provocar sérios problemas, comprometer as funções cognitivas e levar o indivíduo a cometer atos insanos.
A desintoxicação da metanfetamina exige a prescrição de medicamentos antipsicóticos. O objetivo é provocar um efeito calmante e reduzir a angústia, principalmente na abstinência.
Essas substâncias são também vendidas pelo nome de “rebite” e são bastante utilizadas por motoristas de caminhão, que usam a droga para aliviar o grande cansaço ao dirigir por horas seguidas. Muitos estudantes a conhecem como “bola” e a usam em épocas de exames difíceis, quando precisam passar a noite toda estudando.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Tais substâncias expressam seus efeitos sobre aspectos psicológicos importantes, como os que envolvem o ato de comer e de beber, questões pessoais e afetivas, relações sexuais e, principalmente, a capacidade de aprendizagem e de memória. Outras alterações comportamentais também são perceptíveis: irritabilidade, prejuízo do julgamento, sudorese intensa, calafrios e extrema sensação de onipotência.
Além disso, a pessoa em tweaking pode ser identificada pelos movimentos rápidos dos olhos, até 10 vezes mais rápidos do que o normal, voz trêmula ou movimentos espasmódicos. Confira os sinais que indicam que alguém está usando drogas.
Para a completa recuperação do usuário desse tipo de droga, é essencial que ele esteja em um ambiente adequado e que lhe garanta segurança e tranquilidade. A internação em um hospital especializado permite o suporte profissional e a presença dos familiares.
Geralmente, as crises de overdose se dão a partir do abuso constante dessas substâncias ou no uso seguinte a uma fase de abstinência. Quando o usuário toma uma dose elevada de qualquer tipo de droga, o organismo não tem tempo para eliminar o excesso das substâncias tóxicas. Consequentemente, o alto grau de toxicidade gera graves efeitos colaterais, como danos ao fígado, lesão cerebral e morte.
E além de tudo, a metanfetamina é a principal droga da série fodalhástica Breaking Bad. Então nada mais justo que ensinar a você como esse produto é feito. E o melhor ainda, vamos ensinar como fazer metanfetamina pra dois!