Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.
Imoral é todo aquele comportamento que contraria a moral vigente, ficar nu numa praça pública é imoral de acordo com os valores em voga em nossa sociedade, por exemplo. Já amoral é aquele que não tem moral, que está fora do campo de ação moral, que não a leva em consideração.
4 sinônimos de ética para 1 sentido da palavra ética: Filosofia dos valores morais comportamentais: 1 moral, normas morais, princípios morais, regras morais.
A ética ou filosofia moral é uma área de conhecimento que tem como objeto de investigação as ações humanas e seus princípios orientadores. Toda cultura e toda sociedade estabelece-se baseada em valores definidos a partir de uma interpretação do que é o bem e o mal, o certo e o errado.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. ... Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões.
Veja alguns exemplos de ética e moral:
Qual a importância da ética profissional? A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.
A diferença básica entre um termo e outro está bem claro quando falamos de ética profissional e pessoal; Significa basicamente que respectivamente uma refere-se a sua conduta no trabalho e a outro sobre sua conduta na sua rotina habitual, no seu cotidiano.
Dentro da organização, a ética empresarial fomenta boas relações tanto entre os próprios colaboradores quanto em relação aos clientes. ... O cultivo dela dentro das organizações passou a ser tratado com tanta importância quanto os resultados, sucesso financeiro, inovação e excelência.