Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.
As especificidade do EJA pode ser observada a partir de suas características básicas, que vão desde do auxílio do aluno à distância, até a praticidade na observação das aulas e do conteúdo a ser apresentado.
Dentre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos, pode-se citar: condição de trabalho; dificuldade de absorção do conteúdo. ... Essa ação faz com que se tenha uma tomada de decisão diferente no EJA, visto que os alunos devem despertar o interesse no processo de ensino e aprendizagem para efetivar sua prática.
As pessoas jovens e adultas são sujeitos que possuem lugares sociais, geracionais, de raça, de gênero e de orientação sexual diversos. E essas diferenças tecem marcas da diversidade. ... No que se refere a questões de gênero, a relação de gênero é algo que também demarca a diversidade na EJA.
Pensar sujeitos da EJA é trabalhar com e na diversidade. ... Entre tensões, entre modos distintos de construir identidades sociais e étnico-raciais e cidadania, os sujeitos da diversidade tentam dialogar entre si, ou pelo menos buscam negociar, a partir de suas diferenças, propostas políticas.