Cavidade existente no corpo dos animais O celoma é todo envolvido por um tecido mesodérmico e preenchido por um líquido denominado de fluído celômico. Ele surge através do desenvolvimento embrionário e a sua função principal é propiciar o espaço para armazenar as vísceras dos animais.
Animais celomados são aqueles que apresentam celoma verdadeiro, enquanto os acelomados não apresentam celoma e os pseudocelomados (pseudo= “falso”) apresentam uma cavidade que não é revestida completamente por mesoderme.
O celoma surge durante o desenvolvimento embrionário, como uma cavidade na mesoderme, por dois processos: processo esquizocélico e processo enterocélico.
Resposta. Celoma é a cavidade revestida pela mesoderme, sua função é armazenar os orgãos do animal. Em animais que não possuem celoma, são classificados em acelomados. ... E animais que essa cavidade é totalmente revertida pela mesoderme são chamados de celomados.
O celoma surge durante o desenvolvimento embrionário, como uma cavidade na mesoderme, por dois processos: processo esquizocélico e processo enterocélico. ... O celoma proporciona espaço para o desenvolvimento dos órgãos. O fluído que preenche o celoma pode ter diversas funções, variáveis nos diferentes grupos de celomados.
O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
Na gastrulação, as células da blástula começam a se diferenciar, formando os folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Eles são os primórdios de todos os tecidos e órgãos.
(ALFENAS – MG) São derivados do folheto embrionário mesoderma: a) epitélios do trato digestório, fígado e pâncreas; ... d) tecido nervoso, glândulas mamárias e epitélio bucal; e) tecido ósseo, sangue e tecidos conjuntivos.
A endoderme ou endoderma é o folheto embrionário localizado mais internamente, formado durante o processo de gastrulação. Este folheto irá dar origem ao arquêntero (intestino primitivo), responsável pela formação do tubo digestivo que se comunica com o exterior através do blastóporo.