Confira a oração completa: “Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.
O ato de pedir desculpas é uma forma de expressão de arrependimento por algo que fizemos e temos a intenção de consertar. Esse ato, também pode deixar quem o recebe, se feito verdadeiramente, em uma situação mais confortável para a resolução do conflito, dando abertura ao diálogo.
A perspectiva de desculpar-se enfraquece a sensação de que somos “boas pessoas”. Assim, pedir desculpas coloca um comportamento vergonhoso em evidência. Por isso, desculpar-se é uma ameaça à nossa autoimagem. Isto é, este fato explica porque pessoas com baixa autoestima tendem a ter mais dificuldade de pedir desculpas.
Desculpar é calcar a mágoa para dentro de uma mochila que, com o tempo, dificulta o caminhar. Perdoar é desenterrar essas mágoas, libertar o outro num abraço e seguir em frente.
A palavra "desculpar" tem o sentido de remover uma culpa e realmente é necessária em diversas situações.
substantivo feminino Ação de perdoar ou de se desculpar, de pedir ou de receber perdão: prefeito se desculpa e admite ter recebido dinheiro ilegal. Perdão; absolvição recebida ou pedida em consequência de um erro cometido: ele pediu desculpa pelo mal-entendido.
Pedir desculpas é uma prática saudável, e muito necessária em qualquer área da vida. Ter a humildade de se reconhecer errado e fazer isso publicamente é importante para qualquer ser humano. Existem algumas situações, porém, em que pedir desculpas é desnecessário ou até prejudicial.
Este termo vem «do latim medieval perdonet, "que ele perdoe", 3. ª pessoa do subjuntivo presente do verbo perdonare». Por sua vez, o vocábulo desculpa é «ato ou efeito de desculpar(-se); clemência para com falta cometida; perdão; razão ou motivo alegado por alguém para desculpar a si mesmo ou a outrem; justificativa».