Oxalufã é o senhor da criação. Rege a paz e a fraternidade. Para ter sua proteção, use às sextas-feiras roupas ou peças brancas e ofereça-lhe canjica cozida com mel de abelha coberta com algodão. Seus números para sorte: 10 e 16.
Significado de Oxalá Do árabe in xā llāẖ, "se Deus quiser". substantivo masculino [Religião] No panteão iorubá, divindade superior entre os orixás; obatalá.
Oxalá é a grafia de duas palavras homônimas e homógrafas de significados diferentes. Um tem origem árabe, da expressão "'in sha' Allah", cujo significado é “se Deus quiser”, e que é utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça – nesse sentido, é sinónimo de "tomara" ou "queira Deus".
Exemplos da Bíblia: “Oxalá me suportásseis um pouco na minha loucura!” (2 Co. 11:1a). / “Oxalá a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos em uma fonte de lágrimas!” / “Oxalá tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes!” (Jr. 9:1a, 2a).
Obá gosta de receber seus axés no encontro das águas do rio com o mar. Ela gosta de viver na pororoKa, como não é fácil servir neste local, ela aceita receber as oferendas na beira de ribeirões límpidos, que tenham bastantes seixos cujas águas emitam sons.
Orixá Ancestral, de Frente (ou de Cabeça) e Adjuntó é um assunto muito buscado na Umbanda. ... O Orixá Ancestral está ligado à nossa ancestralidade e é aquele que nos recepcionou assim que, gerados por Deus, fomos atraídos pelo Seu magnetismo divino.