O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população. Isso ocorre porque, ao desmatar, estamos destruindo o habitat de várias espécies, que passam a procurar abrigo e comida nas áreas habitadas pelo homem. Entre esses animais, podem ser encontrados vetores de doenças, como certos mosquitos.
Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar: Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção. ... Perda da biodiversidade: a retirada da vegetação afeta toda a biodiversidade do local.
O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.
O Brasil assumiu com sua iNDC uma meta de redução do desmatamento ilegal à zero na Amazônia até 2030. Considerando que 80-90% do desmatamento na região é ilegal, o esforço para chegar a um desmatamento legal zero talvez não seja tão grande. ... No entanto, este desmatamento (lega e ilegal) deve acabar muito antes de 2030.
8 principais causas do desmatamento no mundo
O desmatamento na Amazônia é um dos problemas ambientais mais graves do Brasil e que afeta diretamente esse bioma. Desde 2012 ele tem voltado a aumentar e as principais causas estão relacionadas com o aumento das fronteiras agropastoris, a falta de políticas públicas ambientais mais eficazes e de fiscalização do local.
As principais consequências do desmatamento da Amazônia, além das já citadas anteriormente, são: Espécies da fauna da região perdem seu habitat à medida que as áreas são devastadas. ... O desmatamento favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e também o assoreamento dos rios.
Uma das primeiras iniciativas governamentais para explorar a região amazônica foi uma expedição em 1637 patrocinada pelo então estado do Maranhão e Grão-Pará, que enviou desbravadores pela floresta, que chegou ao Equador.
Entre as atividades que o homem pratica que afetam diretamente as maiores áreas de Floresta Amazônica brasileira está o desmatamento. ... As áreas que estão desmatadas e agora, sob pastagens ou convertidas em floresta secundária, já degradadas e abandonadas, somam, pelo menos, 80% do total alterado pelo homem.
Na Amazônia Brasileira a principal atividade responsável pelo desmatamento é a pecuária. ... O resultado mostrou que o desmatamento é fortemente correlacionado com a pecuária. A soja também aparece positivamente correlacionada com o desmatamento.
O desmatamento também é direcionado para a utilização do solo. As práticas agrícolas e pecuárias são um exemplo desse tipo de uso, sendo que a vegetação é retirada, seja por máquinas, seja por queimadas, para ceder espaço para a implementação de grandes lavouras monocultoras e, ainda, para a criação de gado.
Impactos Ambientais: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo.