As pessoas carentes de empatia não se colocam no lugar do outro. Assim, negligenciam os sentimentos e os pensamentos dos outros. ... Dessa forma, os carentes de empatia podem ser muito egoístas, pois pensam no seu próprio bem-estar e deixam de lado as necessidades dos demais.
Pesquisas indicam que a empatia tem uma resposta humana universal, comprovada fisiologicamente. Dessa forma pode ser tomada como causa do comportamento altruísta, uma vez que predispõe o indivíduo a tomar atitudes altruístas..
A falta de empatia é uma situação que pode causar dificuldades na vida, sobretudo, nas relações humanas. Lembre-se que uma pessoa com esta caraterística pessoal não sabe se colocar no lugar das outras pessoas e, portanto, costumam ser egoístas e não ter em conta os sentimentos dos outros.
Há três tipos de empatia. Você tem algum deles?
Comunicação Empática significa expressar-se de modo a aumentar o entendimento mútuo. A maneira pelo qual nos comunicamos determina o tom da nossa (con)versa, a eficácia com que solucionamos problemas, e como nos sentimos.
Empatia é quando você se doa para outra pessoas. Já apatia é quando a pessoa tem muita dificuldade de sentir emoções. ... Ao contrário de empatia, que é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa.
A falta da empatia, do toque físico, do acolhimento, do contato ocular e na ausência da presença física faz com que a pessoa não veja o outro, não o perceba, não note a presença do outro e, consequentemente, não se coloque no lugar dele”.