Tocantins
Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins.
Dessa forma, em 5 de outubro de 1988, o norte do estado de Goiás foi emancipado, passando a se chamar Tocantins, com sua instalação definitiva ocorrendo em 1º de janeiro de 1989.
Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do estado....
O Tocantins foi desmembrado do estado do Goiás, ao sul do estado. Ele foi inserido na região Norte porque a vegetação é bastante semelhante à dos outros estados do Norte, como o Pará.
Resposta. Resposta: A luta pela independência e desenvolvimento do então norte goiano foi longa e contou com um importante passo quando, em 1821, o desembargador Joaquim Theotônio Segurado, administrador da Comarca do Norte, encabeçou o movimento popular pela divisão de Goiás.
A efetiva ocupação goiana ocorre, de fato, no século XVIII, quando os bandeirantes chegaram à região do Rio Vermelho, em 1725, onde se fixaram, em decorrência da descoberta das primeiras minas de ouro, logo denominadas de “Minas de Goyazes”. ... A formação do espaço goiano, portanto, começa com ouro (BERTAN, 1978).
O estado de Tocantins fica na região Norte do Brasil. Faz fronteira a norte e a leste com o estado do Maranhão, a leste com o Piauí e a Baía, a sul o com estado de Goiás e a oeste com os estados de Mato Grosso e Pará. A capital, Palmas, foi fundada em 1990.
Tocantins está localizado na zona de transição entre o cerrado e a Floresta Amazônica. O relevo é formado por depressões, com predominância de planícies na parte central e depressões nas porções sul. O nordeste é marcado por planaltos.
A cobertura vegetal do Estado é composta por 90% de cerrado, esse tipo de vegetação possui árvores baixas com raízes profundas, troncos retorcidos e folhas e cascas grossas, o território é uma área de transição entre cerrado e Floresta Amazônica, essa se apresenta ao norte do Estado.
Dos cinco grandes tipos de vegetação que formam as províncias vegetacionais que cobrem o país, Tocantins apresenta duas: a Floresta Amazônica de terra firme, ou Floresta Ombrófila, e a Savana, denominados, respectivamente, de Bioma Amazônia e Bioma Cerrado.
Vegetação do Tocantins é bastante variada; apresenta desde o campo cerrado, cerradão, campos limpos ou rupestres a floresta equatorial de transição, sob forma de "mata de galeria", extremamente variada. Em área, o cerrado ocupa o primeiro lugar no estado do Tocantins.
O Tocantins conta com uma cultura popular extremamente rica, com manifestações seculares, um amplo calendário de eventos e artistas talentosos em todas as áreas. Conheça um pouco dessa cultura e das ações públicas que lhes dão incentivo.
Qual a ligação entre os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, as festas religiosas, a suça, os alimentos tradicionais, o artesanato em capim dourado? Tudo isso e muitos outros saberes e fazeres representam o rico patrimônio imaterial tocantinense.
A tradições culturais é a transmição do costume comportamento,memória,rumores,crenças e lendas, para pessoas de uma cumunidade,sendo que o elemento transmitido passam fazer parte da cultura.
Manifestação cultural é toda forma de expressar uma cultura podemos citar como exemplo danças, musicas, vestimentas e até o sotaque de tederminado povo ou região.
A manifestações culturais se apresentam da forma como entendemos e interpretamos os signos, costumes, linguagens e valores o que está diretamente ligada as relações culturais e sociais do lugar onde vivemos, estando também presentes no contexto escolar.
Você pode citar como manifestações culturais que estão bem presente no nosso cotidiano, como o carnaval, por exemplo. Uma festa que é celebrada em todo o Brasil, um dos lugares mais famosos é Bahia e o Rio de Janeiro, com os blocos de rua e os desfiles das escolas de samba.
Manifestação é um ato coletivo em que os cidadãos se reúnem publicamente para expressar uma opinião pública. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de participantes. O objeto das manifestações são, em geral, tópicos de natureza política, econômica e social.
Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital. Vejamos então todos eles e como se apresentam.
Pós-redemocratização (1985-)