O esquema básico corresponde a 3 doses, administradas aos 2, aos 4 e aos 6 meses de idade com intervalo de 60 dias entre as doses (mínimo de 30 dias – para pacientes com esquema em atraso). São necessárias doses de reforço com a vacina DTP aos 15 meses e aos 4 anos de idade. O volume a ser administrado é de 0,5 ml.
Será mantido para os recém-nascidos, a primeira dose da vacina hepatite B (recombinante), nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Via de Administração Via intramuscular profunda, no vasto lateral da coxa esquerda. .
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
As vacinas que o recém-nascido deve receber são as seguintes:
As vacinas de ambas são seguras e protegem a saúde do bebê e criança, contudo há benefícios na rede privada
A Diferença entre vacinar na rede particular e na rede pública é: Tetravalente na clínica e Trivalente no posto de saúde. As vacinas influenza utilizadas em nosso país até o ano passado eram trivalentes, contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B (linhagem Yamagata ou Victoria).
Vacina particular é igual à do posto de saúde?
Clínicas particulares aplicam a vacina BCG, mas o custo fica entre R$ 75 e R$ 90. O Ministério da Saúde diz que está avaliando a demanda de cada estado e município para adequar os estoques.
A vacina BCG é a mesma na rede pública e particular. A única diferença, é por ser multidose na rede pública (sendo aberto em um dia especifica, geralmente com agendamento, pelo posto de saúde) e na rede particular é monodose (dose individual, podendo ser feita a qualquer dia).